Descubra quantos ciclos de bateria você já fez em seu iPhone ou iPad

2 min de leitura
Imagem de: Descubra quantos ciclos de bateria você já fez em seu iPhone ou iPad
Imagem: iMore

Uma das maiores preocupações da sociedade moderna em relação à tecnologia em geral é a duração das baterias que equipam os nossos dispositivos móveis, sejam eles tablets ou telefones celulares.

Além de geralmente não durarem o suficiente para nos satisfazer em uma rotina corrida, essas “pilhas” possuem uma vida útil pré-determinada, e, com o tempo, perdem sua eficácia e precisam ser trocadas (sendo que, geralmente, o consumidor prefere trocar o smartphone inteiro).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A longevidade de uma bateria de íon-lítio (tecnologia usada para praticamente todos os gadgets atualmente oferecidos no mercado) é medida em ciclos de recarga – ou seja, quantas vezes ela foi descarregada à exaustão e alimentada com energia até alcançar novamente 100% de sua capacidade total. Ainda que as manufaturadoras não tenham o costume de divulgar essa informação, estima-se que uma bateria aguente entre 300 e 500 ciclos de recarga antes de perder seu desempenho inicial.

Uma dica simples

O que você provavelmente não sabe é o quão fácil é descobrir a quantidade de ciclos que você já realizou em seu dispositivo móvel da Apple – ou seja, iPhone, iPad ou iPod. Para dizer a verdade, há diversas formas de conseguir essa informação, mas para este tutorial utilizaremos um software específico batizado como iBackupBot. Desenvolvido pela VOWSoft, o programa possui versões tanto para Windows quanto para Mac OS X.

Infelizmente, ele não é gratuito, mas seu período de testes (que dura seis dias) é o suficiente para o fim que desejamos dar ao próprio. Antes de tudo, acesse este link, escolha a edição do iBackupBot compatível com seu sistema operacional e clique no botão “Download FREE Trial!” para começar a baixá-lo. Ao término do processo, execute o instalador para adicionar o utilitário em seu computador.

Usando um cabo apropriado, conecte seu aparelho na porta USB da máquina e aguarde até que o iBackupBot reconheça o modelo do dispositivo. Você deve observar uma tela semelhante com a da imagem acima: o nome de seu gadget, versão do iOS, número de série e outros dados técnicos variados. Simplesmente clique no link “More Information” para abrir a janela popup reproduzida logo abaixo.

Pronto! O campo “CycleCounts” refere-se ao número de ciclos já realizados em seu dispositivo – neste caso, por exemplo, a bateria de nosso iPad teve sua bateria drenada e foi recarregado apenas 41 vezes, tendo uma longa vida pela frente. Na mesma janela é possível conferir ainda a capacidade em mAh do componente.

Vale lembrar que o iBackupBot é um software pago e você só conseguirá usá-lo gratuitamente por seis dias corridos; após o período de testes, será preciso investir US$ 34,95 para comprar a versão completa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.