Apple enfrenta problemas para fechar acordos para seu serviço de streaming

2 min de leitura
Imagem de: Apple enfrenta problemas para fechar acordos para seu serviço de streaming
Imagem: TechCrunch

Faltando cerca de um mês para a chegada da sua 2015 Worldwide Developer Conference (WWDC), fontes da Billboard indicam que a Apple ainda não firmou todos os acordos de licenciamento necessários para lançar a sua renovação do Beats Music. A Maçã estaria com problemas para assinar os contratos com as gravadoras e, por isso, é possível que a estreia do novo serviço de streaming musical acaba sendo adiada.

Não se sabe ao certo quantas empresas estão criando empecilhos para que a Apple toque o processo adiante, mas não é a primeira vez que a companhia de Cupertino enfrenta problemas do tipo. Em 2013, faltando apenas alguns dias para o lançamento do iTunes Radio, a Maçã ainda estava tentando acertar acordos de última hora com as gravadoras – especialmente a Sony Music –, mas tudo acabou sendo resolvido a tempo.

Segundo fontes do Verge, a Apple ainda não conseguiu chegar a um consenso com o grupo Universal Music, que possui direitos sobre o trabalho de artistas como Taylor Swift, Maroon 5, Katy Perry e muitos outros. De acordo com a publicação, a Maçã vem incentivando as gravadoras a não renovarem seus acordos com serviços como o Spotify, que oferecem assinaturas gratuitas com anúncios.

Planos obscuros

Caso a Apple consiga convencer as gravadoras, isso daria uma chance melhor para que o serviço da Maçã consiga roubar alguns assinantes de rivais mais estabelecidos, como o Spotify ou o Rdio. Em contrapartida, as negociações da empresa de Cupertino já chamaram a atenção tanto do Departamento de Justiça quanto da Comissão Federal de Comércio dos EUA, que devem julgar se esse tipo de atitude não é contra as leis.

De acordo com o 9to5Mac, o fato dos acordos ainda não estarem todos fechados não fez com que a Apple mudasse a data de anúncio do seu novo serviço e que ele ainda deve ser revelado no dia 8 de junho, durante a apresentação no WWDC. A novidade deve chegar ao público no final do mês com uma mensalidade de US$ 10 (cerca de R$ 31, sem impostos), como parte do iOS 8.4 e do iTunes 12.2 e junto a uma nova versão do iTunes Radio.

A versão beta do iOS 8.4 chegou às mãos de alguns desenvolvedores com um design totalmente novo para o app de música, mas a versão final deve sofre mudanças para expor melhor as opções de streaming em relação às faixas armazenadas offline. De acordo com fontes do 9to5Mac, o novo app vai contar com todas as contas trazidas do Beats, além das playlists com curadoria e da habilidade de salvar canções para ouvir quando estiver fora da internet.

iOS 9 a caminho

Além de seu novo serviço musical, a Apple também deve apresentar o iOS 9 Monarch durante a WWDC, e para isso vem trabalhando para polir a nova versão de sistema operacional. Os boatos a respeito do SO indicam que ele deve contar com um novo visual para o app Siri, que imitaria a interface mais colorida que a assistente pessoa possui no Apple Watch. Essas e outras novidades devem ser oficializadas na 2015 Worldwide Developer Conference.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.