A Apple pode bloquear seu iPhone para salvar a sua vida

1 min de leitura
Imagem de: A Apple pode bloquear seu iPhone para salvar a sua vida

(Fonte da imagem: Reprodução/Wired)

Olhar e responder mensagens no celular durante a direção é uma das principais causas dos acidentes de trânsito e a Apple está ciente disso. De acordo com uma patente realizada pela companhia nos Estados Unidos, ela está trabalhando em uma forma de bloquear automaticamente alguns recursos do celular, como as notificações de mensagem.

Um dos mecanismos descritos não exige nenhuma modificação em aparelhos já existentes. Desse modo, caso o detector de movimento do iPhone perceba que o usuário está em alta velocidade (por meio de dados do GPS ou do sinal do celular), o celular seria bloqueado automaticamente. Outra solução apontada sugere uma modificação nos veículos que mandaria um sinal para bloquear qualquer aparelho na área em volta da chave de ignição.

“Mandar mensagens durante a direção tem se tornado uma grande preocupação para pais, oficiais da lei e o público em geral. Um estudo de 2006 descobriu que 80% dos acidentes em rodovias são causados por distrações, como aplicar maquiagem, comer ou mandar mensagens de texto durante o ato da direção. Ao mesmo tempo, pesquisas indicam que os jovens reconhecem que o hábito é perigoso, mas isso geralmente não é o suficiente para impedir a prática”, atesta a companhia no texto da patente.

A preocupação é bastante interessante e os resultados desta ação de fato podem ajudar a impedir que distrações causadas pelos celulares ocasionem mais acidentes. No entanto, é preciso que os consumidores ainda tenham a liberdade de ativar ou não essas medidas – que o digam os passageiros dos veículos que podem ser afetados por acidente pela tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.