Em entrevista, Jonathan Ive critica design dos produtos atuais no mercado

2 min de leitura
Imagem de: Em entrevista, Jonathan Ive critica design dos produtos atuais no mercado

(Fonte da imagem: Reprodução/The Sunday Times)

Jonathan Ive é não apenas um dos funcionários mais famosos da Apple, como também um dos designers mais famosos da atualidade. Por isso, não deve ser surpresa que a entrevista com ele feita pelo The Sunday Times chamasse bastante atenção.

Nela, Ive comentou sobre o que acha do estado do design atualmente – e, pelo visto, ele não está nada satisfeito. “Nós estamos cercados por objetos anônimos e malfeitos. É tentador pensar que é porque as pessoas que o usam não ligam – assim como as pessoas que os fazem. Mas o que nós mostramos é que as pessoas ligam. Não é só sobre estética. Elas ligam para as coisas cuidadosamente concebidas e bem feitas”, começou.

Sobre cópias e inovação

Como prova disso, ele usa como exemplo os produtos feitos pela Apple: “Nosso sucesso é uma vitória pela pureza, integridade – por dar a mínima”. É claro que, com isso, não são poucas as empresas que tentam copiar o design de seus aparelhos.

“Isso é roubo... O que foi copiado não é apenas um design, são milhares e milhares de horas de luta. É apenas quando você alcançou o que você determinou fazer que você pode dizer ‘Valeu a pena perseguir isso.’ Levam anos de investimento, anos de dor”, disse ele sobre as constantes cópias de produtos feitos pela Apple.

Do ponto de vista de muitas pessoas, no entanto, a Maçã é uma empresa que vem mostrando grandes dificuldades em inovar, com iPhones e iPads praticamente iguais aos seus antecessores, esteticamente falando. Quando questionado sobre isso, Ive discordou completamente – embora ainda mantendo sigilo do que pode estar por vir por parte da companhia.

“Nós estamos no início de um tempo notável, quando um número grande de produtos será desenvolvido. Quando você pensa sobre a tecnologia e no que ela nos permitiu fazer até aqui, e no que ela vai nos permitir fazer no futuro, nós não estamos nem perto de qualquer tipo de limite. É ainda tão, tão nova.”

A vida trabalhando com Steve Jobs

Por ser o principal designer da Apple, Jonathan Ive passou muito tempo em contato constante com Steve Jobs — o que, por sua vez, trouxe a ele algumas histórias interessantes. Nem todas boas, é claro.

Durante a entrevista, Ive relatou como era a experiência de fazer uma viagem com ele. “Nós chegávamos a um hotel onde nos estávamos indo,” começou, “nós fazíamos o check-in e eu subia até meu quarto. Eu deixava minhas malas perto da porta. Eu não desempacotava minhas coisas. Eu ia até a cama e sentava nela e esperava a ligação inevitável do Steve: ‘Ei, Jony, este hotel fede. Vamos.’”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.