Teste ideias inovadoras das grandes empresas

3 min de leitura
Imagem de: Teste ideias inovadoras das grandes empresas

Quando uma das grandes empresas do ramo de hardware ou software surge com uma novidade, muitas vezes os usuários se perguntam: nossa, como eles adivinharam que esse aplicativo era justamente o que eu precisava? É claro que o casamento nem sempre é perfeito e nem todas as inovações acabam vingando.

Porém, as ideias que dão certo muitas vezes são podem ser testadas, aperfeiçoadas e aprovadas pelos usuários antes mesmo de ser tornarem complementos oficiais ou novos produtos. Trata-se dos “Labs”, serviços onde as grandes empresas disponibilizam espaços virtuais para programadores e desenvolvedores exibirem suas invenções. Ficou curioso? Então vamos conhecer alguns deles:

Google Labs

Google Labs

Um dos laboratórios mais conhecidos da web é o Google Labs. Neste espaço a empresa exibe uma série de aplicativos – desenvolvidos interna ou externamente – e que já podem ser experimentados na prática. Em nossa visita encontramos cerca de 40 novidades no site, subdividas em apps, aplicativos para Android, mapas e complementos para busca.

Além disso o site conta com uma banco de dados de outras inovações que já passaram por ali, mas que não necessariamente foram implantadas. Esses experimentos estão subdivididos nas categorias Gmail Labs, Calendar Labs, Code Labs, Search Experiments e Toolbar Labs.

Outro ponto interessante, além do teste, é a possibilidade de avaliação do aplicativo e a interação direta com os desenvolvedores do mesmo. Essa contrapartida do usuário é de suma importância para o aperfeiçoamento do projeto. Por isso, ao testar algum deles, não deixe de dar um feedback sobre as suas impressões.

Entre as idéias interessantes que encontramos por lá destacamos: Google Docs preview in mail (exibe arquivos do Google Docs direto no Gmail); YouTube previews (exibe vídeos do YouTube no Gmail).

Microsoft Live Labs

Microsoft Live Labs

A poderosa Microsoft também disponibiliza um espaço para exibir as suas inovações e ferramentas em testes. Diferente do Google, o foco aqui são softwares e ferramentas online e não complementos para os produtos já difundidos.

Algumas das atrações que encontramos por lá: Deepfish (browser para celulares que permite dar zoom nas páginas web); Thumbtack (aplicativo para facilitar a geração de miniaturas de imagens); Photosynth (permite criar modelos 3D a partir de fotos e explorá-los virtualmente).

Adobe Labs

Adobe Labs

Uma das principais empresas de desenvolvimento de software em atividade, a Adobe também tem o seu laboratório recheado de plugins e extensões para o seu pacote de aplicativos. A lista inclui ainda atualizações para alguns dos seus programas.

Os softwares podem ser baixados gratuitamente, mas em muitos casos precisam da versão completa do programa de origem para serem testados. Por isso, antes de fazer o download de uma extensão verifique a sua compatibilidade.

Apple Labs

Apple Labs

A empresa da maçã também disponibiliza alguns conteúdos online acerca das suas inovações. No entanto, o foco da empresa são está no software, mas sim no hardware. No espaço a Apple apresenta alguns produtos que forma desenvolvidos sob medida para empresas e que não foram lançados comercialmente.

Caso você seja um desenvolvedor ou tenha interesse em conhecer mais sobre os programas de treinamento da empresa de Steve Jobs, pode adquirir tutoriais a partir da Apple Store. Outra alternativa é conhecer algumas soluções corporativas que podem ser úteis para a sua empresa.

Você é importante no desenvolvimento

Como você pode perceber, não é a toa que empresas como as que citamos acima são referência no trabalho que fazem. Além de serem extremamente criativas, muitas contam com diversos programas de treinamento e investem pesado em pesquisa e desenvolvimento.

Mesmo que você não possua conhecimento técnico para ser um desenvolvedor, pode ajudar muito apenas testando novas ferramentas antes mesmo de serem lançadas. Afinal, como usuário, você é o foco dos aplicativos e o sucesso do trabalho deles só será possível se o resultado final cair no gosto do usuário.

Você gostou deste artigo? Já conhecia alguns desses serviços? Depois de visitar os laboratórios destas empresas não deixe de passar por aqui e comentar como foi a sua visita. Até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.