Apple treina funcionários para serem "gênios"

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Conheça o livro para treinar vendedores da Apple. (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

A equipe do site Gizmodo colocou as mãos no manual de como se tornar um gênio distribuído pela Apple aos seus vendedores. Basicamente, o livreto chamado “Genius Training – Student Workbook” orienta o aspirante como proceder durante uma venda, e, o mais importante, como convencer um cliente a comprar algo fazendo com que ele ache que o vendedor não interferiu na decisão.

A análise do livro de iniciação feita pelo site revela que tanto o vendedor como o cliente devem ser “moldados” mentalmente para fazerem parte da “Cultura da empresa”.

Passando pelos tópicos do manual, você poderia encontrar diversas formas de persuasão ao cliente. Primeiro, mostrando as vantagens do produto, depois ouvindo as reclamações dele sobre o computador ou dispositivo que possui atualmente, e, logo em seguida, mostrar para ele como o mais novo equipamento da marca é melhor.

Quando tudo isso falha, e o preço se torna um empecilho, o futuro gênio é instruído a mostrar que o valor cobrado representa também os softwares que acompanham o produto e, claro, o estilo e status proporcionados. Como o próprio Gizmodo diz, “é um verdadeiro treinamento mental”.

"Nós guiamos cada interação", "Nós enriquecemos a vida deles", entre outras frases destacadas na imagem. (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Como eles procedem

E quando a reclamação do cliente é sobre um produto vendido pela própria Maçã? O que fazer? Segundo manual dos gênios, o vendedor não deve jamais se desculpar pelo fato de o produto estar estragado ou pelo mau negócio que a pessoa fez.

Em vez disso, o aspirante deve tentar expressar o quão mal ele se sente por a pessoa ter que passar por problemas. Assim, jamais um gênio da Apple Store deve culpar a tecnologia da empresa por qualquer coisa.

No fundo, a alma do livro de treinamento mental da Apple quer que os vendedores tenham mesmo é empatia com os consumidores. Eles devem se tornar algo como os “amigos da onça” do cliente e terminar a relação no momento que o comprovante de compra é liberado no caixa.

Fora isso, tudo o que um vendedor da Apple deve fazer durante a cooptação dos consumidores é achar soluções para as limitações dos produtos que o cliente encontrar. Assim, se você diz que tal Mac não é compatível com determinado software, o gênio vai lhe apresentar um novo software ou ainda um Mac mais caro que satisfaça a sua sede por tal função.

Confira algumas imagens feitas pelo site norte-americano do manual da Apple.

Fonte: Gizmodo

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