Seleção Mac: Dia do Professor!

4 min de leitura
Imagem de: Seleção Mac: Dia do Professor!

Computador na escola já não é mais luxo e aula de informática não é aula de magia. Felizmente, tecnologia e educação estão cada dia mais próximas (leia o artigo "Tecnologia no Ensino").

Aliás, você já pensou em como 
era na época de seus pais, em que entender o corpo humano dependia de figuras bidimensionais confusas? Sem dúvidas, a biologia fica muito mais fácil e divertida com a ajuda de material multimídia e de vídeos 3D.



Na área da geografia, conhecer os mais remotos lugares da Terra e planetas longínquos por meio da internet nunca foi tão simples. E aprender línguas estrangeiras fica muito mais simples com uma conexão à internet. Pois é, se antes o computador era reservado a empresas, hoje ele é imprescindível para o aprendizado nas escolas.



Como todos sabem (ou deveriam saber), dia 15 de Outubro comemora-se o dia do professor no Brasil. Sempre dispostos a ensinar tudo o que sabem e a transformar seus alunos em pessoas melhores, o Baixaki não poderia se esquecer destes grandes mestres. Em homenagem aos professores e à educação em geral, o maior portal de downloads e tecnologia do Brasil traz uma seleção de programas de Mac relacionados a à educação.

Hora de estudar!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo


1. Selenium


Ao fazer uma pesquisa na web, seja para um projeto da escola ou para um assunto no trabalho, dois tipos de programas sempre estão abertos: o navegador e um editor de textos. Para facilitar a sua vida, foi criado o Selenium, uma ferramenta completa que une estes dois programas e muitas outras funções em um só!



Com uma interface muito bonita e intuitiva, o programa traz em uma só janela ferramentas de edição de texto, navegação na web, armazenamento de arquivos referentes à pesquisa (fotos, vídeos etc.) e bibliografia. Quer saber o que é ainda melhor?

O Selenium permite a criação de diversos projetos simultaneamente, onde para que você pode possa deixar abertos diferentes textos, websites e arquivos. Outros pormenores como a sincronização com o Google Docs fazem do Selenium uma ferramenta imbatível para qualquer usuário que costuma fazer pesquisas na rede.



2. Assignment Planner


Tarefas do dia?O ambiente escolar exige muita atenção tanto de alunos quanto de professores. Datas de provas, trabalhos, tarefas, fim de semestre e tudo mais não permitem deixar o calendário esquecido. Então, como mamães costumam dizer a toda hora, “não dá para deixar aquela agendinha de lado!”

O Assignment Planner é um excelente programa voltado para a organização da vida escolar. Gerencie suas aulas (com direito a marcação de horários, sala e muito mais) e marque prazos para a entrega de trabalhos, provas e tarefas. Com mimos extras, configurações avançadas e uma interface de tirar o chapéu, o Assignment Planner dá um adeus definitivo às agendas e organizadores de papel.



3. Pear Note


Se a correria de aulas ou palestra esgota a sua mente e impede a compreensão de todo o conteúdo apresentado, eis a solução. O Pear Note é a ferramenta perfeita para gravar e acompanhar apresentações e aulas em slideshow. As anotações que você costuma fazer em um pedaço de papel qualquer podem ser feitas com a ajuda do poderoso editor de textos do Pear Note, que organiza anotações e as relaciona com as aulas.



Pear Note.


Para quem gosta de rever aulas enquanto estuda, o Pear Note integra-se à iSight e ao microfone  embutido do Mac e grava as aulas para você. Uma característica que chama a atenção no programa é que, na hora de estudar, o Pear Note é capaz de sincronizar anotações, apresentação de slides e vídeo, facilitando o seu estudo.


4. NoteBook


Confiar suas anotações a um programa de computador é muito mais fácil que deixá-las em um caderninho ou em um amontoado de folhas de sulfite. Entretanto, nãoNoteBook. basta amontoar palavras e ideias em um bloco de notas virtual: a organização de arquivos e informações no computador também é algo muito importante. Imitando um caderno de verdade, o NoteBook aumenta seu poder de gerenciamento de notas dentro do Mac.

Diagramas, imagens, post-its, marcadores, etiquetas e listas: o Notebook NoteBook oferece todas as ferramentas para tornar suas anotações ainda mais intuitivas e bem organizadas. Você pode criar diversos projetos e pastas, nomear e etiquetar notas, além de personalizar o conteúdo interno da maneira que preferir. Então, quem sabe esteja na hora de abandonar os caderninhos de papel e dar boas boas-vindas ao NotebBook.


5. Planbook

Planejar aulas é algo que um professor está careca de saber (e fazer!). No entanto, realizar o planejamento de trabalhos, provas e conteúdos no famoso caderninho de papel gasta muito tempo e nem sempre é prático. O Planbook é um excelente aplicativo voltado para este fim: com a ajuda de um calendário, você decide quantas turmas possui e anota as tarefas e capítulos a serem dados. 



As aulas da vez.


São até vinte turmas e conteúdo para o ano inteirodiferentes com muitas atividades, matérias, provas e trabalhos. Um campo lateral permite inserir uma abordagem mais completa sobre a aula a ser dada, com perguntas, exemplos e muito mais. Então, seja você um professor de música, língua estrangeira ou química, quando for preparar suas aulas, peça ajuda ao Planbook.




Baixaki MAC



E você achava que computador e sala de aula não tinham nada a ver, hein? Pois é, estes cinco programas voltados tanto para o aluno quanto para o professor são capazes de turbinar o aprendizado e deixar a sua vida acadêmica ainda mais organizada.



Infelizmente, todos os programas apresentados são pagos e oferecem somente um período gratuito de testes para que você conheça suas funções e mergulhe em suas possibilidades.

Bastam apenas alguns segundos para entender que são aplicativos extremamente robustos e bem feitos que prometem revolucionar seus estudos, entãoportanto, vale a pena refletir sobre os valores, que não representam uma ameaça real para seu bolso.

Não importa se você é aluno ou professor, aproveite este dia para conhecer possibilidades da tecnologia que caminham lado a lado à escola. Caros professores, o Baixaki agradece e parabeniza todos vocês, pessoas que foram e são extremamente importantes na vida de todos nós. Feliz dia dos professores!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.