Presidente Steve Jobs declara guerra à IBM em clipe interno da Apple [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Presidente Steve Jobs declara guerra à IBM em clipe interno da Apple [vídeo]

Nem todos os vídeos produzidos por uma empresa acabam circulando como anúncios. Alguns são apenas clipes motivacionais para aumentar a produtividade de algum setor ou clipes institucionais para novos funcionários – e uma cópia raríssima de um desses caiu na internet mais de 20 anos depois de ser produzido.

O curta-metragem acima tem quase 9 minutos e foi batizado de “1944”, já que é uma versão alternativa do clássico comercial “1984”, que apresentou o Macintosh ao mundo. Em vez da referência à obra de George Orwell, entretanto, aqui temos um cenário de Segunda Guerra Mundial, no qual o exército da Apple deve atacar as tropas inimigas, comandadas pela IBM.

O vídeo tem um aspecto visual vintage, fazendo referências às décadas de 1940 e 1950. Com uma narração digna de um documentário e cenas que simulam um campo de batalha, o destaque vai para Steve Jobs, que atua como ele mesmo, mas caracterizado como Franklin Delano Roosevelt, presidente dos EUA na época da guerra. O vice-presidente Mike Murray faz o papel de um general.

O clipe teria sido usado em uma conferência no Havaí, em 1984, e entregue ao NetworkWorld por um ex-funcionário da empresa, que afirma nunca ter visto o vídeo circulando fora dos aposentos da Maçã. O custo de produção teria girado em torno de US$ 50 mil. A versão com legendas em russo é a única hospedada no YouTube.

Fontes: NetworkWorld, YouTube

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.