iPhone deve perder mercado, diz Gartner

1 min de leitura
Imagem de: iPhone deve perder mercado, diz Gartner

Reuters. Por Tarmo Virki - A Apple, que se tornou a maior vendedora de smartphones do mundo no quarto trimestre, verá a participação de mercado do seu iPhone cair por alguns trimestres à medida que o ímpeto de seu modelo 4S perde força, disse a empresa de pesquisas Gartner nesta quarta-feira.

A companhia norte-americana viu as vendas do iPhone mais do que dobrarem no último trimestre, quando abocanhou uma fatia de 24 por cento do mercado de smartphones, ajudada pelo hiato de 15 meses antes do lançamento do 4S, o que criou muita expectativa.

A Gartner disse que o forte desempenho da Apple continuará no primeiro trimestre de 2012, à medida que a disponibilidade do mais recente aparelho se amplia. Mas sem o benefício de compras adiadas, as vendas cairiam ante o trimestre anterior, segundo a empresa de pesquisas.

Em contraste com o explosivo trimestre da Apple, a ex-líder do mercado de smartphones Nokia viu sua participação do mercado cair para 12 por cento, ante 30 por cento há apenas um ano.

A Gartner também disse que o crescimento do mercado de celulares desaceleraria neste ano, por conta da menor demanda em meio ao enfraquecimento da economia em algumas regiões.

A Gartner afirmou ter visto o crescimento do volume de vendas de aparelhos celulares desacelerando de 11 por cento para 7 por cento em 2012, enquanto o avanço do mercado de smartphones cairia de 58 por cento para 39 por cento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.