Contrato de fundação da Apple é vendido por US$ 1,5 milhão em leilão

1 min de leitura
Imagem de: Contrato de fundação da Apple é vendido por US$ 1,5 milhão em leilão

(Fonte da imagem: Business Insider)

Reuters. Por Michelle Nochols - O contrato que estabeleceu a Apple como uma entidade corporativa em 1976 foi vendido em um leilão na terça-feira por 1,59 milhão de dólares, dez vezes mais que seu preço estimado, dois meses após a morte de seu cofundador Steve Jobs.

O contrato, vendido com outro documento que excluía um dos três sócios iniciais da empresa apenas 11 dias depois, foi alvo de acirrada disputa de seis pessoas que participavam do leilão por telefone e pela internet, disse a Sothebys.

Eduardo Cisneros, presidente-executivo da Cisneros Corporation, comprou os documentos. Esperava-se que eles levantassem até 150 mil dólares no leilão de livros e manuscritos em Nova York.

O contrato fundou a Apple Computer Company e estabelecia que Jobs e Steve Wozniak receberiam, cada um, 45% das ações da Apple. Ronald Wayne, que esboçou o contrato, recebeu 10% dos papéis.

Porém, depois de dias, Wayne decidiu não se envolver com a incipiente empresa de tecnologia. Ele recebeu 800 dólares e depois mais 1.500 dólares, e foi removido do contrato. Sua fatia de 10% valeria hoje 2 bilhões de dólares.

Wayne vendeu os documentos a um colecionador privado em 1994.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.