Foxconn vai substituir funcionários por 1 milhão de robôs

1 min de leitura
Imagem de: Foxconn vai substituir funcionários por 1 milhão de robôs

(Fonte da imagem: Japan Focus)

A empresa taiwanesa de tecnologia Foxconn anunciou na última sexta-feira (29 de julho) que vai substituir parte de seu quadro de funcionários por cerca de 1 milhão de robôs. Segundo Terry Gou, fundador da companhia, o objetivo é diminuir custos com dívidas trabalhistas e aumentar a eficiência das linhas de produção.

A expectativa da companhia é que o processo de substituição esteja finalizado em cerca de três anos. Os robôs serão usados principalmente em rotinas simples, como na pulverização, montagem e soldagem de peças, etapas atualmente desempenhadas por funcionários humanos.

A Foxconn emprega cerca de 10 mil robôs, número que deve aumentar para 300 mil em 2012. Até o momento, a empresa não confirmou quantos trabalhadores devem ser despedidos durante o processo de substituição por equipamentos robóticos.

A companhia é conhecida principalmente por ser a responsável pela produção de equipamentos de marcas famosas, como a Apple, Sony e Nokia. O alto índice de suicídios e mortes entre funcionários é outro fator que faz a empresa figurar em destaque nos principais noticiários. Atualmente, a Foxconn emprega cerca de 1,2 milhões de pessoas, a maioria delas em território chinês.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.