Queda: Apple cai para quinto lugar em pesquisa de ‘melhor marca de laptop’

1 min de leitura
Imagem de: Queda: Apple cai para quinto lugar em pesquisa de ‘melhor marca de laptop’
Imagem: The Verge

A Apple liderou durante muitos anos a pesquisa de “Melhor Laptop”, da revista Laptop Mag, com a sua linha de produtos. É inegável que a qualidade da marca é ótima, mas parece que algo tem dado errado. Pela primeira vez em muito tempo, a Maçã caiu na lista e foi para a quinta posição. Por quê?

Desde que a pesquisa começou, em 2010, a Apple liderou todos os anos, e esta vez foi a primeira exceção. Os pontos negativos que derrubaram a empresa de Tim Cook foram o preço premium e a limitação de portas, que estão bem menos variadas. Contudo, o suporte ao cliente é um dos pontos positivos fortíssimos para manter a marca no topo.

E, se ela não lidera mais, quais outras companhias ficaram na frente? A nova líder é a Lenovo, seguida então por ASUS, Dell e HP. Por fim, a Acer empatou na quinta posição com a Apple. Isso prova que o mercado americano está com as portas abertas para outras opções e com preços mais variados, mas que também entregam qualidade.

Muitos pontos positivos contrastam com negativos

Essa pesquisa traduz em queda de qualidade dos laptops da Apple? Não necessariamente. A lista da Laptop Mag leva em conta tanto aspectos técnicos quanto posição de mercado. Em outras palavras, a Maçã lidera sem medo de concorrência em design, suporte técnico e cobertura da garantia. Entretanto, esses pontos se contrastam com alguns outros que não necessariamente são técnicos.

O problema não é o que o notebook oferece: foram as mudanças e o preço alto que derrubaram a sua posição na lista

O preço mais alto (os MacBooks anteriores não tiveram corte no valor) e a substituição das portas pelo novo padrão USB-C/Thunderbolt 3 não agradou muito, já que se trata de um novo modelo que ainda não se tornou o comum da indústria. Uma das sugestões da revista é que a empresa faça a mesma coisa que fez com os desktops: atualize o hardware da linha antiga e continue com as vendas. Se você quer saber mais sobre o novo MacBook Pro, pode conferir tudo na nossa matéria especial.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.