iPod completa 15 anos sem comemorações por parte da Apple

1 min de leitura
Imagem de: iPod completa 15 anos sem comemorações por parte da Apple

Este domingo (23) marcou os 15 anos desde que Steve Jobs subiu aos palcos vestindo sua clássica combinação de calça jeans com camisa preta para apresentar o iPod ao mundo. Lançado em 23 de outubro de 2001, o aparelho teve um impacto enorme no mercado de música, introduzindo muitas pessoas ao conceito de comprar álbuns digitais.

Assistir ao anúncio original do produto é uma viagem no tempo para quem lembra da época, além de um lembrete de como a tecnologia evoluiu nesses anos. Steve Jobs dá muito destaque ao fato do aparelho ter espaço no disco para até mil músicas e uma bateria que dura 10 horas.

Mesmo sendo criticado pelo preço inicial de US$ 399, o iPod foi um sucesso de vendas, especialmente após o lançamento de uma versão compatível com o Windows, em 2002. Seguiram-se vários modelos, cada um com nomes e características diferentes: mini, nano, classic, shuffle e touch.

No entanto, a Apple não parece muito animada para celebrar o aniversário do produto que deu origem ao iPhone (Steve Jobs chegou a chamar o smartphone de “o melhor iPod do mundo”). Apesar de continuar produzindo algumas edições do aparelho, eles não são mais nem listados no site da empresa.

Não é de hoje que a Apple vem eliminando aos poucos o aparelho do catálogo. Afinal, o iPod classic foi descontinuado em 2014 e o número de vendas parou de ser divulgado no ano seguinte. O próprio Apple Music mostra que a empresa reconhece a mudança nos hábitos dos consumidores.

Claro que ninguém esperava muito da data, mas não custava mandar um recadinho de parabéns para um dos produtos mais importantes da história da companhia. De qualquer maneira, o aparelinho vai continuar vivo na memória de quem teve um.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.