Anvitha Vijay, a programadora de 9 anos que foi a um evento da Apple

1 min de leitura
Imagem de: Anvitha Vijay, a programadora de 9 anos que foi a um evento da Apple

A WWDC 2016, evento da Apple que recebeu centenas de convidados da área do desenvolvimento, deu espaço também para crianças que estão adentrando na área da programação e ganharam bolsas para ir ao local. E uma delas recebeu mais destaque justamente por conta da pouca idade — mas com discurso de gente grande.

Anvitha Vijay é indiana de origem e mora atualmente na Austrália. Ela tem 9 anos e aprendeu o básico da programação sozinha, assistindo a tutoriais na internet durante um ano inteiro. Em seguida, começou a criar apps para iOS que ajudam na educação de crianças ainda mais jovens que ela. É curioso como ela sequer pode usar o próprio iPhone direito: a jovem usa a conta da mãe para gerenciar tudo, já que a idade mínima na iTunes Store é de 13 anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um dos apps criados pela jovem é Smartkins Animals, uma espécie de jogo envolvendo cartões. Nele, crianças de 5 anos ou menos precisam identificar nomes de animais a partir de fotos, áudios e vídeos. Ela também fez o Smartkins Rainbow Colors, que funciona da mesma forma, mas com as cores do arco-íris.

A programadora teve a ideia ao observar o comportamento do irmão mais novo e até pensou em contratar um desenvolvedor, mas as suas economias totalizavam US$ 130. Assim, a própria menina resolveu colocar a mão na massa.

Futuro brilhante

"Transformar uma ideia em um aplicativo envolve muito trabalho duro. São tantos componentes para fazer um app, incluindo prototipagem, design e wireframing, interface de usuário e aí programar e testar", explica, em uma linguagem desconhecida por muitos adultos.

Eu quero ser uma inovadora, construir coisas que pessoas amem e das quais se beneficiem

Vijay fez o cadastro para participar do evento online e recebeu o sinal de positivo da Maçã. O sistema de bolsas da Apple para a WWDC obteve resultados mais variados em 2016. Os pedidos aumentaram em 215%, sendo que 22% dos vencedores são mulheres e 120 dos 350 beneficiados têm menos de 18 anos.

Questionada pelo site USA Today sobre o que deseja ser quando crescer, a jovem não teve dúvidas. "Eu quero ser uma inovadora, construir coisas que pessoas amem e das quais se beneficiem", disse.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.