Apple Watch não terá suporte para apps que mudam a aparência do relógio

1 min de leitura
Imagem de: Apple Watch não terá suporte para apps que mudam a aparência do relógio
Imagem: Macworld

Um dos aspectos legais de um smartwatch – de qualquer marca – é a possibilidade de trocar o visual do “mostrador de horas” – ou, em outras palavras, a estética do relógio em si. Já noticiamos algumas situações em que usuários dos acessórios trocaram o template para o comunicador do Metal Gear Solid ou o HUD de Golden Eye 007.

O próprio iPod Nano possibilitava que as pessoas trocassem a interface da função relógio. O Apple Watch, sem sombra de dúvidas, seguiu este padrão e trouxe uma variedade bem legal de personalização.

Contudo, diferente de aparelhos Android, o aparelho da Apple não vai suportar apps de terceiros que trocam aparência dos ponteiros e marcadores. A informação foi divulgada através do guia para aplicativos da App Store, que foi atualizado com um parágrafo que diz especificamente que utilitários que apenas mostram as horas serão rejeitados.

Sem skins de terceiros, mas com novidades

Ok, pode ser que você não consiga ter o visual do comunicador do Metal Gear Solid, mas isso não quer dizer que não existirão novas opções para personalizar seu smartwatch. O Guia de Ajuda menciona que novos templates podem chegar em atualizações do próprio aparelho.

A decisão pode ter sido tomada para evitar que centenas de apps de baixa qualidade poluam a interface fechada da Apple, algo similar ao que a empresa já faz quando o assunto é a tela de bloqueio dos iPhones e iPads. Talvez, futuramente, novos visuais surjam em parcerias com outras desenvolvedoras, mas não há nada confirmado.

Apesar de ser compreensível e até mesmo esperado para os padrões da companhia da Maçã, é estranho a contradição de não haver uma personalização maior no aparelho considerado o dispositivo “mais pessoal de todos”, segundo a própria Apple.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.