Hacker faz Windows 95 rodar no Apple Watch [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Hacker faz Windows 95 rodar no Apple Watch [vídeo]

Lembra-se de Nick Lee, o habilidoso hacker que foi capaz de emular uma das primeiras versões do Mac OS no Apple Watch? Pois bem, ele está de volta com mais uma de suas façanhas – dessa vez, rodando o igualmente antigo Windows 95 em seu Apple Watch, como o vídeo mais abaixo mostra bem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conseguir algo assim não é uma tarefa fácil, como muitos leitores devem imaginar. Segundo as informações trazidas por Lee em um post de seu blog, um dos principais desafios foi fazer com que o relógio da Apple rodasse um código arbitrário criado por ele (o que o aparelho não faz por padrão). Para tal, ele utilizou uma série de passos que permitiram a ele efetivamente emular o sistema operacional na plataforma.

Uma vez que o sistema foi executado através de um emulador, e não virtualizado no smartwatch, houveram alguns “efeitos colaterais” dos grandes para fazê-lo funcionar. Basicamente, o software levou mais de uma hora para carregar e poder ser usado – tanto que a gravação, em seu início, teve de ser exibida em time-lapse:

Também fica bastante óbvio que o processo de navegar pelo Windows 95 não é exatamente a tarefa mais fácil do mundo, já que você precisa fazer vários movimentos na tela para deslizar a seta lentamente até o ponto desejado. Mas isso é o que podemos esperar de um sistema vindo de um tempo em que o uso de telas de toque mal era imaginado. E você até pode jogar uma partida de Paciência nele.

Antes que você fique absurdamente impressionado com a façanha de Lee, é importante notar que essa nem de longe é a primeira vez que alguém consegue emular o Windows 95 em outros aparelhos. O mesmo já foi alcançado ainda em 2014, em um dos primeiros aparelhos Android Wear do mercado, e no começo de 2016, com um Nintendo 3DS XL. De fato, o antigo sistema da Microsoft é tão velho que é possível vê-lo funcionar diretamente pelo seu navegador.

Mesmo com todos os problemas para dar o boot no sistema, o Windows 95 funcionou no relógio da Apple.

Mas o que importa, no fim das contas, é que isso mostra como nossas tecnologias se tornaram poderosas, com o passar do tempo. Se antes era necessário um gabinete comum de computador para conseguir fazer esse software rodar, hoje em dia mesmo um simples aparelho que cabe em nosso pulso tem várias vezes mais poder do que o necessário para tal.

Qual foi a versão mais antiga do Windows que você já usou? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.