9 lançamentos de eletrônicos que podem bombar em 2013

5 min de leitura
Imagem de: 9 lançamentos de eletrônicos que podem bombar em 2013

Mais um ano está terminando. Em 2012 nós conhecemos uma série de aparelhos eletrônicos incríveis e espera-se que em 2013 isso seja ainda melhor. Mas quais são as promessas para o próximo ano? O Tecmundo separou as que podem agitar o mercado e também as que farão os corações dos consumidores baterem mais forte com a expectativa.

Será que teremos novos televisores, video games da nova geração e smartphones ainda mais poderosos do que os que temos atualmente? É bem provável que sim! E se você está curioso para saber o que está por vir, confira agora mesmo quais são as grandes expectativas do Tecmundo para o ano de 2013. Importante: eles não estão listados por ordem de importância.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Galaxy S4

O grande nome da Samsung deve chegar à quarta versão no primeiro semestre de 2013.  E a tendência é que vejamos um aparelho com ainda mais recursos arrasadores e configurações avançadas — mantendo a tradição de evolução efetiva entre as gerações. Há grandes expectativas, inclusive, de que ele chegue ao mercado com tela Full HD.

Galaxy S3, o atual flagship da empresa coreana (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Isso significa que o Samsung Galaxy S4 pode chegar às lojas com resolução 1080p, rodando vídeos e jogos com a qualidade de imagens de um Blu-ray. O processador deve ser quad-core, com clock maior do que o existente nos aparelhos atuais e contando ainda com 2 GB de memória RAM — o que pode ser vital para o funcionamento do Android e seus recursos multitarefas.

Outro ponto que deve ser muito melhorado para a próxima geração é a câmera digital integrada. Especula-se que ela tenha 13 megapixels e um sensor melhorado, numa tentativa da Samsung barrar a fuga dos consumidores para o Nokia Lumia 920 com Windows Phone 8 — que tem se mostrado imbatível nesse quesito.

2. Smartphone da Amazon

Há alguns anos ninguém imaginava que a Amazon iria além do Kindle. Mas, quando a empresa apresentou o tablet Kindle Fire, um leque de possibilidades foi aberto. Especula-se que já no início de 2013 a Amazon apresente o seu primeiro smartphone, o que poderia aquecer ainda mais a briga pelo mercado Android — vale lembrar que a empresa é conhecida por seus preços acessíveis.

Como a Amazon já está operando no Brasil e deve ampliar seus canais de atendimento em 2013, não é de se duvidar que os aparelhos sejam vendidos por aqui. Com isso, podemos esperar que o smartphone da empresa norte-americana esteja disponível no mercado brasileiro e conquiste muitos consumidores — tanto por seu preço quanto pelo hardware.

3. Google Glass

Apresentado oficialmente durante a Google I/O 2012, o Google Glass deve ser bem mais presente em 2013. No ano que vem os primeiros desenvolvedores começarão a receber a tecnologia, tendo a possibilidade de criar diversas novas formas de experiências para ela. E é claro que os consumidores ficarão sabendo de tudo o que for criado.

Dependendo de como estiver o andamento dos projetos, não é de se duvidar que os usuários possam conhecer o Google Glass — comercialmente — ainda em 2013. E se isso realmente acontecer, certamente será um fenômeno de vendas, uma vez que o aparelho promete resultados excelentes para os usuários.

4. iPad

Para 2013, a Apple não deve ter grandes novidades em matéria de design em seus portáteis, mas o hardware deles certamente será melhorado no decorrer do ano. Já no primeiro trimestre é possível que a quinta geração dos tablets de 9,7 polegadas seja apresentada, e não seria uma grande surpresa se o iPad mini com tela Retina (ou superior) fosse mostrado aos consumidores.

5. iPhone

No segundo semestre, certamente veremos a chegada da nova geração dos iPhones — ainda não sabemos se será um iPhone 6 ou um iPhone 5S. É provável que ele mantenha as quatro polegadas de tela e os mesmos recursos, mas o hardware deve ser melhorado e cogita-se que a nova versão do smartphone tenha tela com qualidade superior.

6. Televisores Ultra HD

Sharp, Sony, Samsung e todas as outras empresas que trabalham com telas de alta definição devem surgir em 2013 com seus novos televisores Ultra HD. Vários deles já foram apresentados ao mercado e há quase 100% de chances de que estejam também na CES 2013, que acontece em janeiro. Quanto à chegada das televisões às lojas, as datas são menos concretas, mas não devem tardar além do primeiro semestre.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sharp)

Para quem não se lembra, as telas Ultra HD já foram chamadas de 4K, devido às altíssimas resoluções de 3840x2160 pixels. Com essa qualidade, as fabricantes estão prometendo televisores com dimensões bem maiores das que são encontradas atualmente, o que inclui telas que passam das 80 polegadas. Grandes expectativas para 2013.

7. PlayStation 4

Depois de um ano fraco devido ao pouco sucesso do PS Vita, a Sony deve voltar para 2013 com foco no PlayStation 4. Não há confirmações de que os novos consoles serão realmente colocados nas prateleiras no ano que vem, mas é praticamente certo que eles serão apresentados para os consumidores ainda no primeiro semestre. Mas o que esperar disso?

O PlayStation 4 deve ter um hardware bem superior ao existente no PlayStation 3, com muito mais qualidade gráfica e poder de processamento, o que deve permitir games com muito mais dinamismo e profundidade. Ficamos todos na expectativa para saber qual será a mídia utilizada para os jogos e também quais são as reais configurações de hardware do sistema.

8. TV da Apple

Já faz algum tempo que um televisor produzido pela Apple está sendo cogitado. Grande parte dos analistas tinha certeza de que o aparelho seria mostrado ainda este ano, mas essa previsão não foi concretizada. Agora, as expectativas de que ele chegará em 2013 ganham força com rumores de que a Foxconn estaria testando os aparelhos em suas fábricas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Caso todos os rumores sejam confirmados, é possível que a televisão da Apple seja mostrada na CES 2013. Há informações de que a empresa estaria trabalhando com telas que vão até as 55 polegadas, ao contrário de outras fabricantes que pretendem lançar aparelhos Ultra HD com telas gigantescas.

9. Xbox 720

Assim como o PlayStation 4 será uma evolução do PlayStation 3, o Xbox 720 (nome não confirmado) trará melhorias significativas em relação ao Xbox 360. O console da Microsoft deve ter uma série de recursos novos para que os consumidores continuem apostando na plataforma, que terá o hardware bastante melhorado.

Junto com o novo Xbox, é bem provável que seja apresentado também um novo modelo de Kinect, que terá maior sensibilidade para o reconhecimento de movimentos dos jogadores. Assim como acontece com o rival produzido pela Sony, o novo Xbox deve ser mostrado ainda no primeiro semestre e somente com isso teremos detalhes concretos sobre o hardware utilizado.

.....

Quais são as suas expectativas para 2013? Será que os seus eletrônicos favoritos vão ganhar novas versões ou produtos revolucionários surgirão para tomar o mercado? Só saberemos disso quando o próximo ano chegar. Ainda bem que ele já é na semana que vem!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.