Review: monitor gamer AOC Hero G2460PF

11 min de leitura
Imagem de: Review: monitor gamer AOC Hero G2460PF

Se você já faz parte da chama “PC Master Race” ou se algum dia já sonhou em ter um computador gamer verdadeiramente poderoso, então sabe que a tarefa de montar uma máquina com componentes de ponta é algo que não sai nada barato – ainda mais depois da conversão do dólar e da aplicação dos impostos brasileiros. Por esse motivo, a compra de um monitor apropriado para reproduzir jogos em seu potencial máximo geralmente fica para depois.

Pensando justamente nessa situação, a AOC – empresa famosa por lançar produtos com valores mais acessíveis – acaba de trazer para o Brasil sua nova linha de monitores gamer, entre os quais está o modelo Hero G2460PF, com preço sugerido de R$ 1.649. Com uma tela de 24 polegadas em uma proporção de 16:9, o aparelho tem como pontos de destaque taxa de atualização elevada, tempo de resposta reduzido e outros recursos feitos para que sua jogatina tenha o melhor visual possível.

Embora o painel não ofereça suporte à resolução 4K, ele permite rodar jogos em Full HD, o que serve para atender à grande maioria dos jogadores, que ainda não migraram para máquinas mais potentes. Mas será que as capacidades do monitor e seu preço são o suficiente para destronar rivais ligeiramente mais caros e renomados? Confira a seguir a nossa opinião sobre o G2460PF.

Especificações técnicas

Especificações técnicas do monitor gamer AOC G2460PF

Design com ares de superioridade

O AOC G2460PF apresenta um design que não conta com elementos muito gritantes ou incômodos, passando uma sensação geral de que tudo está no lugar certo. Ainda que não possa ser considerado particularmente bonito, o monitor tem um visual razoavelmente elegante e moderno, com bordas de espessura agradável e quinas apenas ligeiramente arredondadas.

O visual pode não ser dos mais bonitos, mas tem sua elegância

Embora a carcaça toda do aparelho seja feita de plástico fosco, a parte frontal e o centro da traseira do dispositivo contam com uma textura que imita metal escovado, somando alguns pontinhos para que o G2460PF passe uma sensação mais “premium”. Na parte inferior da frente, há uma tarja vermelha que é típica dos monitores da AOC compatíveis com a tecnologia FreeSync da AMD, o que pode não agradar a todos, mas não nos incomodou durante o uso.

O formato da base, por sua vez, é circular e não chama muita atenção com seu plástico preto liso, o que permite que o produto propriamente dito mantenha-se no centro das atenções. Isso não significa, no entanto, que a base e o suporte não contam com seus próprios atrativos, que aparecem principalmente na forma de versatilidade ergonômica – o que detalharemos a seguir.

O design é elegante e moderno, com elementos que acrescentam o toque "premium"

Na posição que você quiser

Seja lá qual for a aplicação que você deseja dar ao AOC Hero, um aspecto que certamente não trará dificuldades é o ajuste ergonômico do aparelho. Usando apenas uma mão, é possível regular facilmente a altura do monitor entre um mínimo de cerca de 39 cm e um máximo de aproximados 52 cm. Além disso, é possível inclinar sutilmente a tela para frente ou para trás puxando ou empurrando sua borda superior.

Na parte inferior da base circular, um disco rotatório torna possível que você facilmente gire o display sobre seu eixo central, podendo virá-lo para os lados sem qualquer esforço caso queira que mais alguém veja o conteúdo da tela. Um clipe vermelho preso na parte traseira da coluna permite que você prenda todos cabos conectados ao monitor, dando uma aparência mais organizada à região independentemente da quantidade de fios ligados.

Quando a altura estiver na sua posição máxima, é possível ainda usar o pivô na traseira da tela para rotacioná-la em até 90° no sentido horário, permitindo a utilização em modo de retrato. Esse tipo de posição provavelmente não terá muita utilidade caso você pretenda usar o G2460PF como seu único display durante jogos, mas pode ser útil em configurações com múltiplos monitores ou em outros momentos específicos.

Facilidades físicas

Os conectores presentes no monitor – detalhados na tabela de especificações mais acima – estão, em grande parte, localizados abaixo da saliência da parte traseira do G2460PF. Em um aparelho qualquer, esse posicionamento das entradas poderia fazer a instalação dos cabos uma tarefa realmente incômoda, mas a presença do pivô que permite rotacionar a tela torna tudo tremendamente mais fácil.

Além das portas traseiras, um destaque interessante é a presença de dois conectores USB na lateral direita do monitor, incluídos ali para facilitar a vida dos usuários na hora de conectar itens como pendrives e smartphones, entre outros acessórios. Uma dessas entradas, por sinal, é marcada por uma cor vermelha, que serve para indicar sua compatibilidade com carregadores com recurso de fast charge.

No canto inferior direito, por fim, estão localizados os cinco botões da interface do Hero, cada um identificado por um símbolo. Da direita para a esquerda, a primeira tecla serve para ligar e desligar o aparelho, a segunda, para abrir seu menu de configurações, a terceira, para acionar o controle de volume do alto-falantes, a quarta permite alternar rapidamente entre as configurações de “Modo de Jogo” e a última alterna entre a fonte de input das imagens.

Altos e baixos das imagens

Saindo de fábrica com um painel TN de ótima qualidade, o AOC G2460PF tem vantagens e desvantagens bastante similares às de seus concorrentes diretos. O display fosco evita reflexos causados por ambientes com iluminação forte, e também não foi possível notar qualquer tipo de vazamento significativo de luz (“light bleeding”) nos limites da tela.

Segundo a fabricante, o contraste dinâmico do G2460PF chega à impressionante proporção de 80.000.000:1

Em suas configurações configurações-padrão, o monitor faz frente à concorrência oferecendo um nível de brilho de até 350 cd/m², garantindo que as imagens exibidas sejam extremamente claras e nítidas. Ao mesmo tempo, tal nível de luminosidade poder fazer as cores parecerem um pouco “lavadas”, além de incomodar pessoas mais sensíveis, de forma que provavelmente é uma boa ideia usar o menu de configurações para reduzir esse fator.

Segundo a fabricante, o contraste dinâmico do G2460PF chega à impressionante proporção de 80.000.000:1, o que teoricamente significa cores mais reforçadas e níveis de branco e preto mais aprofundados. Na prática, é preciso sempre considerar esses números com uma pitada de sal, já que a diferença com relação a outros monitores não é algo absurdo. Ainda assim, o aparelho da AOC realmente atinge resultados bastante agradáveis nesse sentido.

Outro aspecto destacado pela empresa é um suposto tempo de resposta de cinza a cinza de apenas 1 milissegundo, algo que pode ser afetado dependendo do nível escolhido para a função Overdrive do monitor, entre outros recursos. Durante nossos testes, não conseguimos notar qualquer atraso entre os comandos e as imagens na tela, além de não termos observado efeitos de ghosting ou outros transtornos.

Os "Modos de Jogo" podem deixar as cores exageradamente saturadas

Também é interessante ressaltar que o G2460PF conta com a tecnologia Flicker Free, que faz uso de uma corrente contínua de eletricidade para reduzir a tremulação do conteúdo exibido na tela. Na prática, isso significa que você vai sofrer consideravelmente menos fadiga visual depois de uma sessão de horas de jogo na frente do monitor.

Cuidados com as cores

Como citamos acima, os níveis de brilho elevados e outros aspectos do painel TN podem afetar as cores e a qualidade da imagem exibida dependendo da configuração utilizada. Por meio da aplicação de testes como o Lagom LCD e o PixPerAn – ambos detalhados no nosso review do monitor BenQ XL2411Z –, notamos que os resultados do aparelho são satisfatórios com os parâmetros de fábrica, mas podem ser melhorados com algumas alterações.

Esses aspectos são diretamente afetados pelos diferentes “Modos de Jogo” e pelo “Controle de Sombras” do G2460PF, que realçam certos tons e alteram o brilho, contraste e destaque do preto. Tais mudanças supostamente oferecem vantagens para os games de modalidades específicas, como FPS, RTS ou Corrida, mas na prática acabam não tendo efeitos muito benéficos e podem alterar negativamente a atmosfera dos títulos reproduzidos.

Teste de calibração de gamma do Lagom LCD

Seus jogos com o melhor desempenho

Quando falamos de um monitor voltado para o público gamer, um dos aspectos mais buscados é um desempenho de reprodução de imagens que consiga tirar o máximo de proveito do poder de fogo dos componentes internos do PC na hora de jogar. Nesse ponto, podemos dizer com segurança que o AOC Hero não deixa a desejar.

O aparelho pode trabalhar com uma taxa de atualização de até 144 Hz, permitindo acompanhar plenamente o ritmo de quadros gerados pelo computador a cada segundo – os tão falados “frames per second”, ou fps. Esse fator já permitiria a ativação de recursos de sincronia vertical para atingir um desempenho melhor nos games em geral, mas isso na prática acaba não sendo tão perceptível assim para quem não joga em nível competitivo.

O G2460PF conta com uma taxa de atualização de 144 Hz e suporte à tecnologia FreeSync da AMD

A coisa se torna ainda mais interessante, no entanto, em PCs que contam com placas de vídeo da AMD. Nesses casos, é possível ativar o FreeSync para sincronizar a taxa de atualização da tela com as imagens produzidas pela GPU, o que acaba resultando no produto ideal para quem busca a melhor experiência de jogo.

Mais sincronia, menos problemas

Uma das principais vantagens do FreeSync é o fato dele resolver problemas bastante incômodos para quem exige alto desempenho durante jogos. Com a tecnologia da AMD, o monitor elimina o problema de “rasgo de tela” (screen tearing, em inglês) – quando a placa de vídeo manda mais quadros que o display consegue exibir e o conteúdo mostrado acaba parecendo estar cortado em duas partes.

Em PCs que sofrem com quedas bruscas das taxas de fps, o recurso também reduz a incidência do chamado stuttering – “engasgos” durante os quais os títulos deixam de responder rapidamente aos seus comandos. Juntos, os 144 Hz e o FreeSync do G2460PF melhoram a responsividade da tela e diminuem ainda o infame “motion blur”, que faz a imagem ficar borrada durante movimentos rápidos. Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia da AMD.

O AOC Hero G2460PF permitirá o uso da tecnologia AMD FreeSync em PCs com placas de vídeo compatíveis

É preciso ressaltar, porém, que o valor máximo de taxa de atualização só pode ser atingido se o monitor da AOC estiver conectado por meio de sua entrada DisplayPort ou DVI. Caso a ligação seja feita com o uso de um cabo HDMI, esse aspecto fica limitado a 60 Hz, então é preciso levar isso em conta.

Uma vantagem final proporcionada pelo Hero é o fato dele já incluir dentro da caixa todos os cabos necessários para o pleno funcionamento de todas as suas funções. Dessa forma, você ficará livre da frustração de ter que voltar até a loja para comprar um cabo DisplayPort compatível com a função FreeSync, por exemplo, já que ele virá junto com o monitor.

Vale a pena?

Levando em consideração todos os pontos explicados acima, o AOC G2460PF é um monitor gamer que consegue cumprir muito bem sua proposta de oferecer uma opção com recursos interessantes e preço razoavelmente acessível. A taxa de atualização de 144 Hz e a presença da tecnologia FreeSync são as principais vantagens do dispositivo, oferecendo resultados bastante robustos para quem quer bom desempenho na hora de jogar.

O AOC G2460PF impressiona pelo seu custo-benefício

Somam-se a isso a presença de portas DisplayPort, DVI e HDMI, as demais tecnologias embarcadas e o visual agradável, oferecendo um pacote completo de funcionalidades que dificilmente pode ser encontrado na mesma faixa de preço – exceto em períodos de promoção. A principal crítica ao aparelho é a necessidade de alterar as configurações de fábrica para que as cores sejam reproduzidas da melhor forma possível.

Com o preço sugerido de lançamento de R$ 1.649, o Hero certamente impressiona pelo seu custo-benefício. Isso fica especialmente evidente se lembrarmos que rivais como o BenQ XL2430T e o Asus VG248QE apresentam pacotes bastante similares – mas sem o FreeSync –  e chegaram ao Brasil por valores consideravelmente maiores. 

Por outro lado, os rivais também contam com recursos interessantes que estão ausentes no G2460PF, como o 3D Vision e alguns outros. Além disso, também vale lembrar que há opções no mercado que vêm com o FreeSync, apresentam uma proporção de 21:9 e podem ser encontradas por quase R$ 1 mil, mas não chegam aos 144 Hz. Na prática, sua escolha deve ser determinada por quais funções são mais atraentes de acordo com suas necessidades.

Caso você realmente sinta necessidade de um monitor que tire mais proveito do poder do seu computador e esteja disposto a investir nisso, a novidade da AOC é uma boa pedida. Idealmente, no entanto, é interessante experimentar o produto por conta própria antes de fazer a compra, já que as vantagens oferecidas podem não ser prontamente notadas por jogadores que não fazem parte do mundo dos games competitivos.

Por fim, aqueles que ainda acreditam que R$ 1.649 é um preço muito caro para pagar por um monitor gamer, independentemente do que é oferecido, podem se sentir mais tentados a conferir os outros produtos lançados recentemente pela AOC. Com funções ligeiramente inferiores, os modelos Speed G2260VQ6 e Sniper G2460VQ6 podem ser encontrados por respectivos R$ 769 e R$ 989. Saiba mais sobre eles clicando aqui.

O que você achou do novo monitor gamer da AOC, o G2460PF? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.