Kaspersky alerta para falsos antivírus para Android e Windows Phone

1 min de leitura
Imagem de: Kaspersky alerta para falsos antivírus para Android e Windows Phone

Após a polêmica do Virus Shield, outros golpistas estão trilhando o caminho do falso antivírus para Android (que chegou a ocupar o 1º entre os mais baixados do Google Play) tentando enganar os usuários com falsos aplicativos nomeados a partir de programas reais e confiáveis.

O alerta foi feita pela companhia de segurança russa Kaspersky. De acordo com a empresa, tanto o Google Play quanto a Windows Phone Store têm recebido vários programas que fingem varrer os arquivos do seu dispositivo móvel, mas não fazem nada além de embolsar o dinheiro pago por eles.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além de usar o nome da própria Kaspersky, os golpistas também oferecem clones do Windows Phone Virus Shield, Google Chrome Pro e até mesmo uma versão do antigo navegador Netscape (possivelmente criada para tentar enganar usuários mais velhos). De acordo com o especialista da Kaspersky, Roman Unuchek, a presença destes falsos aplicativos demonstra que os mecanismos de segurança das lojas oficiais do Android e Windows Phone são ineficientes em combater golpes como esse.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.