Prévia: BitDefender Total Security 2011

4 min de leitura
Imagem de: Prévia: BitDefender Total Security 2011

Depois do sistema operacional, o software que se torna mais importante para uma máquina funcionar corretamente provavelmente é o antivírus. Em um mundo em que é difícil encontrar um computador que não esteja conectado à internet, é impensável fazer sequer uma simples pesquisa em um site de buscas sem ter uma proteção contra a ação de códigos maliciosos e invasões.

O BitDefender Total Security é uma das opções mais completas quando o assunto é proteção. Além de disponibilizar uma série de ferramentas para otimizar o uso do computador, neste link você já pôde conferir e baixar a versão 2011 do programa em sua fase de testes Beta.

O Baixaki teve acesso à versão final do programa e, neste artigo, mostramos todas as novidades que o antivírus traz em sua nova versão. Além de garantir proteção total contra as principais ameaças que infestam a rede mundial de computadores, o programa ganhou três tipos de interface diferentes e diversos vídeos que ensinam como utilizar todas as opções disponíveis.

Confira abaixo nossas impressões, e não deixe de postar sua opinião em nossa seção de comentários.

Proteção desde o processo de instalação

Pode-se notar o capricho colocado na criação do Total Security 2011 desde o início do processo de instalação do programa. Além de verificar se nenhum outro antivírus está presente na máquina (sugerindo a desinstalação do mesmo), ocorre uma breve análise em busca de qualquer ameaça que possa se infiltrar de forma despercebida.

Após eliminar qualquer problema que possa ter aparecido, o programa prossegue normalmente com a instalação. Tudo isso de forma rápida, sem precisar reiniciar o sistema operacional.

Interface que se adapta ao usuário

Uma reclamação constante não só a respeito de antivírus, mas de qualquer programa, é que nem sempre o desenvolvedor pensa em uma interface compatível com diferentes tipos de usuário. Felizmente, isso não acontece no Total Security 2011, que disponibiliza três métodos diferentes de visualização que podem ser alterados facilmente, a qualquer momento.

Assim, enquanto os usuários avançados podem ter acesso irrestrito a todas as configurações do programa, quem só se atém às funções básicas precisa se preocupar em iniciar a análise da máquina e deixar que o software resolva os demais detalhes.

Vídeos que facilitam a utilização

Ao executar o antivírus pela primeira vez surge a opção de assistir a dois vídeos introdutórios que falam um pouco sobre as novidades da versão 2011 e ajudam a dar os primeiros passos para proteger a máquina. O software conta com uma extensa biblioteca de tutoriais em vídeo que explicam de forma simples como realizar qualquer tarefa, desde instalar atualizações até vasculhar o disco rígido em busca de uma ameaça específica.

A adição dessa opção faz com que utilizar o Total Security 2011 se torne um processo mais simples tanto para usuários iniciantes quanto para quem já domina as versões antigas do programa. Afinal, muito mais simples assistir a um vídeo com instruções do que tentar descobrir como realizar a função desejada em meio a um emaranhado de textos.

Proteção total e mais velocidade para o computador

Embora as três interfaces do BitDefender Total Security 2011 variem entre si no que diz respeito ao número de funções exibidas simultaneamente na tela, todas as funções disponíveis podem ser acessadas facilmente em qualquer uma delas. Em todas há a opção de realizar análises superficiais (com duração de pouco menos de cinco minutos) ou profundas em busca de ameaças presentes no computador.

Sempre que há algum tipo de problema, surge um ícone de alerta no programa que mostra de maneira clara como resolvê-lo em poucos instantes. O programa também oferece proteção em tempo real contra links suspeitos que surgem durante buscas na internet e possui a opção de controles dos pais que, além de verificar como a máquina é utilizada, permite o bloqueio automático da internet assim que um endereço não autorizado é acessado.

Para quem gosta de tirar o máximo possível do desempenho na hora de usar o computador, o software dispõe de opções para desfragmentar discos, limpar o histórico de internet e o registro do sistema operacional, além de buscar por documentos duplicados que ocupam volume no disco rígido. Ainda há uma espécie de Gerenciador de tarefas que mostra os aplicativos abertos no momento, quantidade de memória consumida e o nível de desempenho atual da máquina.

Ferramentas para redes e backup de arquivos

As funções extras do BitDefender Security não acabam no aprimoramento do desempenho do computador. Quem precisa fazer cópias frequentes de arquivos importantes pode contar com uma prática ferramenta de backups que dispõe de um método de criptografia complexo garantindo que nenhuma pessoa mal intencionada tenha acesso aos dados gravados.

Quem utiliza uma rede local também pode contar com uma ferramenta de monitoramento para gerenciar o fluxo de dados entre diferentes computadores. Assim, além de resolver qualquer problema usando o próprio antivírus, pode-se verificar o acesso a endereços não autorizados ou cortar a conexão de qualquer usuário a qualquer momento.

Resultado geral

O que mais se destaca na versão 2011 do BitDefender Security é o cuidado que os desenvolvedores tiveram ao oferecer uma experiência de uso confortável para qualquer tipo de usuário. As três interfaces disponíveis, combinadas aos diversos vídeos tutoriais, fazem com que seja fácil acessar qualquer uma das funções do antivírus – e o principal, sabendo o que cada uma faz.

Além de sintetizar no mesmo local proteção completa contra vírus, spywares e outras ameaças virtuais, o programa serve como uma forma eficiente de garantir o bom desempenho do computador. Isso sem contar com as ferramentas complementares que podem até dar a impressão de que proteger a máquina é somente uma função secundária do software. Tudo isso faz com que ele seja uma das melhores alternativas na hora de investir em um antivírus para garantir proteção e eficiência ao computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.