Descubra quais são os antivírus mais confiáveis do planeta

Seu antivírus passa no teste? Uma das maiores centrais de testes de segurança do mundo divulgou os resultados de suas últimas análises.
  • Visualizações89.813 visualizações
Por Renan Hamann em 9 de Agosto de 2010

A cada período de quatro meses, o site austríaco AV-Comparatives publica um relatório detalhado sobre os mais populares antivírus do mundo. Este relatório mostra quais são os programas de proteção mais recomendados, de acordo com os testes superdetalhados efetuados pelos profissionais especializados no assunto.

Os programas testados são alguns dos mais utilizados em todo o mundo, inclusive alguns que são muito adorados pelos usuários do Baixaki. São eles: Avast Free 5.0, AVG 9.0; Avira, Premium 9.0, BitDefender 2010, eScan 10, ESET NOD32 4.0, F-Secure 2010, G Data 2010, K7 Total Security 10, Kaspersky 2010, KingSoft 2010, McAfee Plus 2010, Microsoft Security Essentials, Norman 7.3, Panda Pro 2010, PC Tools Spyware Doctor 7.0, Sophos 9, Norton 2010, Trend Micro 2010 e TrustPort 2010.

Antivírus são muito importantes

Os testes feitos pelo AV-Comparatives analisam as capacidades de proatividade dos antivírus. Ou seja, analisam o quão confiáveis são os programas em relação ao número de atualizações disponibilizadas, o tempo decorrido entre o surgimento de uma nova ameaça virtual e a publicação de uma vacina e o número de ameaças encontradas em um computador preparado com as mais diversas pragas.

Há vários tipos de praga utilizados pelo AV-Comparatives: são worms (malware autorreplicante que infesta as máquinas e deleta informações importantes), backdoors (falha de segurança que abre portas para invasões de outros arquivos maliciosos), trojans (arquivos que permitem a invasão de outros usuários) e também outros tipos de malwar, aglutinados em um mesmo resultado.

Resultados das análises

Resultados obtidos / Fonte: AV-Comparatives

Outro fator importante para a análise era a detecção de falsos-positivos, ou seja, arquivos que são identificados como maliciosos, mas que na verdade não o são. De acordo com a quantidade dessas detecções, os antivírus eram rebaixados para outras categorias.

Ao contrário do que muitos esperavam, quatro dos antivírus mais utilizados pelo público brasileiro ficaram fora do topo do pódio. Os gratuitos AVG e Avast e os pagos Norton e Panda conseguiram apenas o segundo selo do AV-Comparatives (Advanced), ficando atrás de outros como Kaspersky, Avira, Microsoft e NOD32, que conseguiram o principal selo (Advanced+).

Resultados dos testes

Fonte: AV-Comparatives

É importante ressaltar que outros antivírus populares, como o McAfee, Trend Micro e PC Tools conseguiram apenas o selo Standard (Antivírus padrão). O único software que ficou fora dos selos indicativos é o Kingsoft, que conseguiu apenas a marca de “testado”.

Agora que você sabe dos resultados deste teste feito pela maior central de comparação de antivírus do planeta, conte para o Baixaki qual será a sua atitude em relação ao antivírus que utiliza. Continuará a utilizar o mesmo ou mudará para um mais confiável?



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!