Como remover antivírus completamente do PC

1 min de leitura
Imagem de: Como remover antivírus completamente do PC

Apesar de ser de grande ajuda para manter o seu computador protegido, aplicativos de antivírus podem ser tornar um verdadeiro problema quando precisam ser removidos. Quase sempre, a desinstalação de programas dessa natureza acaba deixando vestígios críticos para o sistema, podendo até gerar conflito quando você tentar instalar outro antivírus.

Continue acompanhando este guia do Tecmundo e descubra como você pode contornar esse problema, desfazendo todas as mudanças provocadas pelos principais antivírus.

Desinstalando um antivírus

Como o removedor padrão de aplicativos disponível no Windows geralmente falha em desinstalar o antivírus por completo, nós vamos usar uma alternativa designada especialmente para esse fim, o AppRemover. Você pode baixá-lo clicando no link abaixo.

O AppRemover é um programa de desinstalação dedicado à remoção de softwares de segurança, como antivírus ou anti-spyware. O aplicativo possui um registro de todos os antivírus mais usados, incluindo o Kaspersky, AVG, Avast, Avira, McAfee e muitos outros.

Depois de baixado, basta executar o aplicativo para começar a usá-lo. Não é necessária uma instalação. Selecione a opção “Remove Security Application” para remover um antivírus instalado no seu PC e, em seguida, clique em “Next”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O aplicativo vai fazer um escaneamento dos programas instalados e detectar todos os softwares de segurança que estiverem presentes. Terminado o processo, selecione uma das opções da lista e clique em “Next”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A desinstalação será executada pelo AppRemover no mesmo instante, removendo o antivírus por completo e sem deixar vestígio. A principal diferença entre esse método e o “Desinstalar” do Windows é que o AppRemover já possui um registro com todas as modificações que cada um dos antivírus pode fazer no sistema, garantindo que o software será removido por completo.

Corrigindo instalações defeituosas

Outro problema recorrente durante a manutenção de aplicativos de segurança são os vestígios deixados por uma instalação que não ocorreu da maneira esperada. O AppRemover também tem uma solução que pode ajudar você nesses casos, desfazendo toda a “caquinha” que um programa que não pôde concluir o processo de instalação poderia deixar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para isso, tudo o que você precisa fazer é iniciar o aplicativo e selecionar a segunda opção, “Clean Up Failed Uninstall”. Novamente, uma busca será realizada para encontrar todos os vestígios de instalações que não foram concluídas como esperado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.