McAfee diz que 15,5% dos PCs brasileiros não se protegem contra ameaças

1 min de leitura
Imagem de: McAfee diz que 15,5% dos PCs brasileiros não se protegem contra ameaças

É preciso se proteger! (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

Praticamente um em cada seis computadores brasileiros não utiliza nenhum tipo de ferramenta contra malwares. Essa é a constatação de um estudo divulgado hoje pela McAfee, uma das maiores empresas do mundo quando o assunto é lutar contra ameaças virtuais.

A companhia de segurança digital realizou um levantamento em 2011, realizando analises em cerca de 28 milhões de computadores por mês. O estudo foi realizado com o intuito de descobrir quantas pessoas se protegem contra vírus e contou com a colaboração de voluntários de 24 países diferentes.

Os números apontaram que o Brasil encontra-se na décima sétima posição em um ranking que elencou as nações com maior número de PCs desprotegidos. Cerca de 15,5% das máquinas brasileiras não contam com ferramentas contra malwares.

A média se mantém próxima da porcentagem apontada mundialmente, que é de 17% dos computadores. O número, no entanto, não deixa de impressionar, uma vez que os riscos de exposição são debatidos o tempo todo na rede.

Há países ainda piores

Como dito acima, se no Brasil encontramos números altos, em outros países a quantidade de PCs desprotegidos é ainda maior. O que impressiona nos dados recolhidos pela McAfee – além dos altos índices de máquinas desprotegidas – é o fato de que alguns dos países mais avançados tecnologicamente aparecem no topo do ranking. Os cinco piores são:

  • Singapura, com 21,75%;
  • México, com 21,57%;
  • Espanha, com 21,37%;
  • Japão, com 19,35%;
  • EUA, com 19,32%.

O que fazer

Muitas pessoas acreditam que por estarem entrando em sites “seguros”, estão a salvo de qualquer tipo de ameaça. Porém, isso é um grande erro, uma vez que páginas disfarçadas ou links podem levá-lo a um lugar menos seguro.

Procurando a ajuda de ferramentas especializadas (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

Steve Petracca, vice-presidente da McAfee, cita na nota oficial da empresa que "a grande liberdade de se navegar na internet conta também com os custos de uma possível exposição indesejada de vítimas inocentes". Ou seja, todos estamos correndo esse risco,

Por isso, é preciso sempre contar com ferramentas de proteção adequadas para que o seu computador e as suas informações não sejam prejudicados. Se estes programas não tornam o seu PC imbatível, pelo menos você pode se proteger contra a maioria das ameaças, fazendo com que o trabalho dos hackers se torne cada vez mais difícil.

Fonte: Folha de São Paulo, McAfee, TechCrunch e USA Today

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.