O que é um Worm?

  • Visualizações47.188 visualizações
Por Elaine Martins em 27 de Agosto de 2008

Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails. Alguns worms infectaram centenas de computadores por meio das redes sociais MySpace e Facebook.

Um pouco da história

O primeiro worm a chamar a atenção foi o Morris worm, feito no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT por Robert T. Morris Jr. Foi colocado na rede em 2 de novembro de 1988 e rapidamente infectou um grande número de computadores.

Alguns worms são usados para criar brechas nos computadores e torná-los alvo fácil para a entrada de outros worms. Os computadores infectados funcionam como “zombies” e são usados por pessoas que enviam spam para encaminhar emails contaminados ou atacar endereços de sites da Internet.

Worms “do bem”

Mas nem tudo está perdido. Alguns worms podem ser usados para coisas úteis, como a família de worms conhecida como Nachi. Estes programas em questão fazem a busca e instalação de pacotes do site da Microsoft para corrigir diversas vulnerabilidades do sistema (que o Nachi explorava) presentes nos computadores dos usuários.

Formas de proteger-se

A medida de proteção mais simples e eficaz é o cuidado que se deve ter ao navegar pela Internet e ler emails. Normalmente estas pragas são enviadas através de algum contato que seja conhecido e de sua confiança e que possivelmente foi infectado.

Outra medida é manter um anti-vírus instalado e atualizado em seu computador. Programas como: Kaspersky, Panda Anti-Virus e Norton podem livrar você de algumas dores de cabeça. Na seção de anti-vírus do Baixaki é possível encontrar diversas outras ferramentas para evitar infecções. Worms normalmente são fáceis de serem detectados e removidos, mas proteção nunca é demais.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!