SAMAS, o vírus temido até pelo FBI, está presente no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: SAMAS, o vírus temido até pelo FBI, está presente no Brasil

O SAMAS é um ransomware perigoso: ele bloqueia o acesso ao seu computador ou smartphone e cobra um valor (dinheiro) para você voltar a ter o acesso. Ele faz isso criptografando todos os seus dados, então praticamente não há como burlar esse "resgate". A alta capacidade de viralização desse ransonware também é uma preocupação, já que ele se espalha rapidamente por redes conectadas ao aparelho infectado.

Se você ainda está dando de ombros para o SAMAS, saiba que até o escritório de crimes virtuais do Serviço de Inteligência dos Estados Unidos (FBI) já emitiu uma nota demonstrando preocupação sobre o vírus.

Agora, um relatório da Kaspersky Lab trouxe uma notícia não muito agradável para nós, brasileiros: o Brasil ocupa o 1° lugar entre os países latino-americanos mais atacados por ransomwares — o SAMAS, em questão, ainda não foi encontrado, sendo registrado com maior presença nos EUA.

Para você ficar ligado e não acabar sendo infectado pelo vírus, Rafael Abdo, gerente de segurança da informação da Locaweb, está oferecendo algumas dicas interessantes. Acompanhe:

Kaspersky Lab

  • Faça backup regularmente: procure manter um calendário para fazer cópias de segurança de seus dados pelo menos uma vez por mês.
  • Tenha planos B e C: o ideal é possuir ao menos dois backups, um em nuvem e outro em um dispositivo físico como HD externo e pendrive. Manter mais de uma opção garante que você não terá problemas para recuperar os dados, caso uma das alternativas seja comprometida pelo vírus.
  • Cuidado com links: não saia clicando em tudo o que chega. Os hackers mascaram os vírus em emails falsos, como promoções de lojas virtuais e comunicados de bancos. Tome cuidado também com mensagens de amigos e familiares que não fazem sentido, pois eles podem ter sido alvos de ataques virtuais.
  • Atenção ao nome dos arquivos: vírus costumam ter extensões específicas (as três letras finais que vêm após o nome do documento). Fique atento a .EXE, .vbs e .SCR, que são as mais utilizadas pelos cibercriminosos. Para facilitar, habilite a opção de “mostrar a extensão de arquivos” em seu sistema operacional. Por exemplo, no Windows, vá em “Opções de Pastas” no Painel de Controle e desmarque a opção de ocultar a extensão em “Modo de Exibição”.
  • Software em dia: atualize regularmente seu sistema operacional, navegador e outros programas. Os vírus tendem a explorar vulnerabilidades dos sistemas, e as atualizações têm como um dos objetivos corrigir as brechas e falhas existentes, aumentando a segurança.

Você usa antivírus? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.