Serviços de antivírus online

2 min de leitura
Imagem de: Serviços de antivírus online

Estar conectado à internet é estar em constante ameaça de arquivos maliciosos que têm o objetivo de danificar seus arquivos, destruir seus dados e até possibilitar a invasão de sua privacidade virtual.

Contra estes visitantes incômodos, você possui uma enorme quantidade de programas que podem ser instalado em sua máquina e então protegê-la. Além disso, existem ainda aqueles que não precisam ser instalados, que funcionam diretamente da internet e lhe protegem da mesma maneira.

O Baixaki fez uma seleção com cinco destes aplicativos antivírus que vão garantir a segurança e a privacidade de sua navegação, deixando você protegido contra várias ameaças existentes na internet. Então, vamos lá!

Envie um arquivo para ser verificado

Um tipo de aplicativo de antivírus online é capaz de analisar um único arquivo, bastando que você envie-o para o site e aguarde o final da verificação.

VirScan

Um destes serviços online que verificam um arquivo de cada vez é o VirScan. Este aplicativo é extremamente eficiente e confiável, afinal, ele utiliza 36 sistemas antivírus diferentes, entre eles os poderosos Avast, AVG, AntiVir, Kaspersky e Symantec (Norton). O site exibe uma lista completa de todos os serviços utilizados para verificação de um arquivo, suas versões e datas das últimas atualizações.

Envie arquivos para verificação no VirScan

VirusTotal

Outro serviço de análise de arquivos únicos é o VirusTotal, que além do envio tradicional através do site permite também que você mande um arquivo por um cliente de e-mail (como o Thunderbird, o IncrediMail ou o Outlook). Para ser enviado por e-mail, o arquivo não deve ultrapassar 20 MB de tamanho e o relatório de análise é enviado à sua caixa de entrada assim que finalizado.

O VirusTotal também verifica arquivos atrás de vírus

O site deste antivírus possui um medido que indica o quanto carregado ele está, possibilitando que você saiba o quanto pode demorar a verificação de seu arquivo. Obviamente, o tempo total é influenciado pelo tamanho do arquivo analisado.

Verifique todo o seu sistema

Outro tipo de serviço antivírus online disponível é aquele que varre todo o seu sistema atrás de vírus e ameaças a segurança de sua máquina, algo semelhante ao que acontece com os programas de antivírus convencionais.

Symantec Security Check

Dos mesmos criadores do famoso Norton Antivirus, o Symantec Security Check é um sistema completo de verificação de ameaças e vírus em seu computador, gratuito e que funciona somente com o navegador Internet Explorer.

Dos mesmos criadores do Norton, uma ótima ferramenta antivírus online

No âmbito das ameaças, ele avalia quatro quesitos: vulnerabilidade a hackers, vulnerabilidade do Windows, busca por cavalos-de-tróia e verificação da versão do seu antivírus. Quanto à vírus, ele realiza uma checagem completa em seu sistema, varrendo-o totalmente atrás de arquivos infectados com vírus que, caso existam, poderão ser infectados.

Ewido Online Scanner

Outro sistema que funciona somente no Internet Explorer, o Ewido Online Scanner é realiza buscas em todo o seu sistema, atrás de arquivos malware – spyware, cavalos-de-tróia, adware, worms e outros, no intuito de livrar o seu computador destes hóspedes nada bem-vindos. Este serviço é disponibilizado pela AVG, a empresa tcheca desenvolvedora do AVG Antivirus.

Ewido Online Scanner também só funciona no Internet Explorer

ActiveScan

Talvez a ferramenta mais simples e eficiente (roda em diversos navegadores, inclusive no Firefox), o ActiveScan é a versão final do aplicativo NanoScan, desenvolvidos pela empresa Panda, criadora do antivírus homônimo. Aqui é possível verificar gratuitamente vírus, spywares, cavalos-de-tróia e muito mais.

ActiveScan funciona em diversos navegadores

Você poderá realizar a busca simples ou então registrar-se gratuitamente para uma verificação completa. Este sistema é bastante eficiente e leve, ideal para quem não usa o Internet Explorer mas mesmo assim quer verificar a existência de arquivos danosos ao seu computador.

Importante

É importante ressaltar a necessidade de pelo menos um programa antivírus instalado em sua máquina. Aqui mesmo no Baixaki você encontra ótimas opções, gratuitamente. Acesse as seções de Antivírus e de Anti-Spywares e Adwares de nosso site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.