O que é upload?

3 min de leitura
Imagem de: O que é upload?

Seja em sites de armazenamento online ou mesmo em perfis de redes sociais, o termo “upload” tem estado presente em boa parte do nosso cotidiano online, mas você sabe exatamente o que ele significa? Continue acompanhando esta matéria do Tecmundo e descubra.

Transferência de dados

Praticamente todas as operações que realizamos em uma rede de computadores dependem da comunicação entre duas partes ou mais. No caso de páginas que são acessados pelo navegador, por exemplo, existe o computador que está disponibilizando as informações para serem acessadas e outro PC que está requisitando estas informações.

Técnicos chamam a máquina que dispõe as informações de “Servidor”, enquanto que os computadores que acessam as páginas são chamados de “Clientes”. Durante visitas a uma página no browser, informações são trocadas entre estas duas partes o tempo todo, com o cliente realizando pedidos de imagens, textos, vídeos e o servidor entregando o conteúdo.

O ato de enviar dados do servidor para o cliente é chamado de download. Já o caminho inverso, quando a máquina do usuário envia algum conteúdo para o “server” na internet, é chamado de upload.

Você deve estar mais familiarizado com o termo Download do que com o Upload justamente porque você passa muito mais tempo baixando conteúdo da internet do que enviando para ela, mas os dois processos são bastante similares.

Salvando na rede

É importante lembrar que, por mais que upload possa ser usado para descrever qualquer operação de envio de dados, o termo é mais aplicado para os momentos em que o conteúdo transferido será mantido no servidor por algum tempo, isso é, ele precisa ser “salvo”.

Ícone frequentemente usado para simbolizar um upload (Fonte da imagem: Icon Archive)

Sendo assim, anexar um arquivo em uma mensagem no seu webmail, por exemplo, pode ser chamado de upload. Porém, a descrição não é comumente usada para o simples ato de fazer uma busca no Google, por exemplo, apesar de que o próprio texto usado para a busca tenha sido enviado para o site de pesquisas.

Funções com o nome upload aparecem principalmente em sites de hospedagem de conteúdo online, como no repositório de fotos do Picasa ou no cadastro de novos vídeos do YouTube, já que todo o conteúdo do site é mantido apenas pelas pessoas que fazem os uploads.

Upload ou “salvar na nuvem”?

A nova tendência da “Cloud Computing”, ou “Computação nas nuvens”, tem colocado o termo upload ainda mais em evidência. Este serviço veio para facilitar a vida de quem tem vários dados e arquivos que precisam estar acessíveis de qualquer lugar ou mesmo para ajudar aqueles que têm pouco espaço na máquina local.

(Fonte da imagem: Icon Archive)

A principal diferença entre o serviço de armazenamento nas nuvens e um simples upload é que, na “cloud”, você envia seus arquivos por vias que vão muito além de simples links em um site. Um bom exemplo é o Dropbox, que permite que você salve seus arquivos em uma pasta da mesma forma que faz normalmente, com a diferença de que o conteúdo deste diretório fica sincronizado com sua contraparte na internet.

Taxa de upload na sua conexão

Apesar de nem sempre receber a atenção que merece, a taxa de upload também é muito importante para o bom desempenho do seu link com a internet. Quase sempre que uma operadora oferece links, as propagandas de “5 mega por X reais” só falam da taxa de download, deixando o upload oculto.

Normalmente, a taxa de upload oferecida pela operadora não chega a ser nem metade do que é ofertado como download, o que não é grande problema para a maioria das tarefas mais comuns na internet. Porém, um upload ruim pode ser a principal causa de o seu “Ping” sempre ser o mais alto em partidas de games online, provocando aqueles atrasos insuportáveis.

Os que costumam usar aplicativos de compartilhamento via torrent precisam ficar ainda mais atentos com o upload. Programas como o µTorrent costumam deixar que outras pessoas peguem o arquivo de você depois que o download terminou, consumindo boa parte de sua taxa de envio e prejudicando a navegação das demais pessoas na sua rede.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.