Mexicanos desenvolvem 'a menor antena de TV do mundo'

1 min de leitura
Imagem de: Mexicanos desenvolvem 'a menor antena de TV do mundo'

Olhando de longe a antena criada pelos engenheiros da Universidade de Morelos, no México, você pode até imaginar que se trata de uma pedra de revestimento. Com apenas 11 cm de comprimento, 6,5 cm de largura e 6 mm de espessura, o acessório é definido pelos seus inventores como "a menor antena de TV disponível no mundo". O modelo que mais se aproxima disso disponível hoje tem 30 cm de comprimento e 30 cm de largura.

Apesar do tamanho, todos os testes de recepção que foram feitos tiveram resultados extraordinários. De acordo com Margarita Torres, coordenadora responsável pela equipe que desenvolveu o produto: "Na região da Califórnia, a antena conseguiu captar o sinal de cerca de 70 canais locais. Depois do desligamento das transmissões analógicas na Cidade do México, foram 28 canais, sendo 23 deles sem qualquer repetição."

A menor antena do mundo

Além dos testes de desempenho técnico, a pequenina antena foi submetida a outras situações que seriam comuns para esse tipo de produto, como a exposição a temperaturas extremamente baixas. Segundo Torres, a ideia surgiu da aplicação de novos materiais e o uso de novos formatos para criar uma antena menor em relação às que já estão presentes no mercado.

Um revestimento polimérico foi utilizado para garantir que a antena seja robusta o suficiente para ser usada sem ser danificada – mesmo assim, ela continua pesando apenas 80 gramas.

O aparelho pode ser usado interna ou externamente e não exige mastros ou itens de suspensão similares, podendo ser fixado no teto ou numa parede. Os criadores, com o apoio da universidade, já estão buscando uma forma de colocar a miniantena à venda.

O que você achou da miniantena para TVs? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.