Seu notebook aposentado está pegando poeira em um canto do armário? Que tal, então, fazer dele um computador funcional baseado na versão 5.0 (Lollipop) do software da Google para mobiles? Lançada nesta terça-feira (12) pela Jide, a versão personalizada do Android para PCs já pode ser instalada em máquinas x86 – arquitetura adotada pela grande maioria dos processadores da Intel e AMD.

Ainda em fase de testes, Remix OS 2.0 permite acesso à Play Store para o download dos “mais de 1,6 milhão de aplicativos disponíveis”, conforme observa a desenvolvedora do projeto. A interface do sistema é simples mas funcional: com visual semelhante ao do Windows, a versão do Android para computadores conta com barra de notificações, um tipo de Menu Iniciar e com botões de acesso aos apps abertos anexados junto da Barra de tarefas.

Alguns dos atalhos configurados originalmente para o SO da Microsoft também funcionam em Remix: com “Alt + Tab”, por exemplo, o usuário pode alternar entre os serviços abertos rapidamente. Para acessar a Área de Trabalho, basta apertar os botões “Win + D”. Funções ativadas pela tecla “Fn” podem ser usadas e telas que não suportam comandos por toque funcionam, ainda, com o sistema experimental.

Aquele seu computador surrado não está mais sendo usado? Veja como é fácil instalar a versão personalizada do Android em seu PC.

Atenção!

Por estar em fase Alpha, Remix OS 2.0 pode apresentar falhas. Não use, portanto, sua máquina principal para realizar a instalação do emulador do Android. Certifique-se ainda de fazer o backup dos arquivos armazenados pelo computador que deverá receber o novo sistema, pois erros podem ocorrer durante a instalação.

Neste artigo, você vai aprender a instalar o Remix SO 2.0 a partir de um pendrive, o que significa que, se todo o processo correr bem, o sistema operacional do PC submetido ao teste ainda poderá ser acessado normalmente (basta desligar o computador, remover a unidade USB e iniciar a máquina para continuar usando o Windows).

Requisitos

  • Arquivo ISO do Remix OS 2.0 (download)
  • Programa para criação de pendrive bootável
  • Pendrive com 8 GB livres
  • Computador com arquitetura x86

Faça o download de Remix OS 2.0

O download de Remix OS 2.0 pode ser feito através da página dos desenvolvedores da versão personalizada do Android para PCs. Visite este site e, na aba aberta, marque a caixa “I am a developer and have read the above message”. Em seguida, clique sobre o botão “Download”.

Prepare sua unidade USB

Antes de configurar sua unidade USB, a formatação do acessório sob o formato padrão FAT deve ser feita. Clique com o botão direito sobre o pendrive que deverá receber o arquivo ISO, escolha a opção “Formatar” e configure como sistema de arquivos o formato exFAT ou FAT32.

Como observa a Jide, é recomendado o uso de flash drives USB 3.0, com suporte ao formato FAT32, e com velocidade de leitura de 20MB/s. Pendrives e máquinas com suporte a unidades USB 2.0, no entanto, devem também poder executar o sistema.

Crie seu pendrive bootável

A ferramenta Remix OS USB Installer, que pode ser usada para a criação do pendrive bootável, acompanha o pacote de arquivos baixados por meio do site da Jide. Basta abrir a extensão executável “remixos-usb-tool” e preencher os campos “ISO File” (selecione o arquivo de imagem) e “USB Disk” (marque o pendrive que será usado).

Clique em “OK” e aguarde pela finalização do processo. Se o pendrive estiver conectado à máquina que será submetida à instalação, a opção “Reiniciar” deve ser selecionada; clique em “Sair” e remova o dispositivo USB para executar Remix OS 2.0 em outro computador.

Atenção!

Em nosso caso, o programa Rufus teve de ser usado para que o pendrive bootável com Remix OS 2.0 pudesse ser identificado pelo computador. Se sua máquina exibir uma mensagem como “Sistema Operacional não encontrado” durante e execução da próxima etapa, recomendamos o uso de alternativas como Rufus ou Yumi (clique sobre os respectivos links para baixar os programas).

 

Inicialização do sistema através do pendrive

Conecte seu pendrive bootável ao computador que deverá receber a instalação de Remix OS 2.0. Reinicie o PC e, na tela de inicialização, pressione F12 para acessar a BIOS – a tecla pode variar de acordo com a fabricante.

Nas opções de boot, selecione sua unidade USB e aperte “Enter”. Nota: pode ser necessário desabilitar a opção “Secure Boot” em alguns casos para que a inicialização através do pendrive possa ser feita.

Configuração de instalação

Executado o boot por meio do pendrive, as preferências de instalação do novo sistema devem então ser definidas. Escolha, na tela seguinte, a segunda opção de instalação (“Resident mode – all your data and apps are saved”) para que seus aplicativos e dados possam ser salvos quando Remix OS 2.0 for iniciado.

Aguarde pela finalização da instalação e selecione a linguagem do sistema (o português não está disponível). Concorde com os termos da desenvolvedora, clique em “Next” e conecte o computador à sua rede local.

Pronto! Seu computador com a versão alternativa do Android já pode começar a ser testado!

Como o “Android portátil” funciona?

É importante deixar claro que Remix OS 2.0 está em fase de testes e que, desta forma, pode apresentar erros durante a instalação junto de certos computadores. Alguns recursos podem também não funcionar (como tela touchscreen e conexão Bluetooth, por exemplo).

Durante os nossos testes, vale dizer, os downloads de aplicativos via Google Play puderam ser solicitados, mas não iniciados – aguardamos por cerca de uma hora após a seleção dos apps TecMundo, WhatsApp e Chrome, mas os serviços não foram baixados durante nossa sessão de login.

Vale a pena?

O diferencial de Remix OS 2.0 está no fato de que o sistema pode ser iniciado a partir de um pendrive – é como carregar o Android "debaixo do braço" junto de praticamente qualquer PC com x86. É claro que, por estar em fase de testes, erros podem acontecer. Confira a seguir o software em funcionamento.

De qualquer modo, o sistema nativo do computador de testes pode ainda ser acessado, pois basta remover a unidade USB com Android e iniciar a máquina normalmente para executar o Windows.

...

Você conseguiu instalar Remix OS em seu computador? Como a versão personalizada do Android está funcionando? Comente no Fórum do TecMundo