Android: como transformar seu smartphone em um extensor de sinal WiFi

1 min de leitura
Imagem de: Android: como transformar seu smartphone em um extensor de sinal WiFi
Imagem: Phandroid
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Um smartphone é realmente um dispositivo com múltiplas utilidades – acredite ou não, ele pode ser utilizado até mesmo como um repetidor de sinal WiFi. O sistema operacional Android possui nativamente um recurso que lhe permite compartilhar via Bluetooth a conexão wireless na qual ele esteja conectado. Com isso, você consegue usá-lo para estender o alcance da sua rede, algo útil para quem mora em casas muito grandes e com muita interferência.

Obviamente, o truque que ensinaremos neste tutorial não transforma seu celular em um substituto à altura de um repetidor dedicado, que é um gadget construído especialmente para esse fim. Você perceberá que a conexão será instável e a velocidade de navegação será baixa, logo, encare essa dica como um recurso de emergência para os momentos em que você precisa de uma forma rápida e simples de aumentar o sinal da sua rede.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Primeiramente, certifique-se de que o aparelho que servirá como roteador (você pode usar um celular velho que esteja encostado) esteja conectado na rede wireless que deseje ampliar. Em seguida, entre no menu de configurações do smartphone, e, na seção “Redes sem fio e outras”, toque em “Mais”. Agora vá em “Tethering e acesso portátil” (dependendo da versão do Android ou ROM customizada, o recurso pode se chamar “Roteador Wi-Fi” ou “Compartilhamento de internet”).

Tudo o que você precisa fazer aqui é ativar a opção “Tethering Bluetooth”. A partir desse momento, é possível parear seu smartphone principal com este repetidor improvisado e usar a internet dele (oriunda de sua rede wireless). Vale lembrar que, no caso, o alcance do extensor terá o mesmo alcance da antena Bluetooth do gadget (que geralmente é de 10 metros).

O que você faz para aumentar o alcance de seu sinal WiFi? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.