Ao mesmo tempo em que é o mais novo “sabor” do Android, a versão Marshmallow do sistema operacional é a mais difícil de ser encontrada em um aparelho. Segundo informações divulgadas esta semana, somente 0,7% dos produtos eletrônicos compatíveis estão usando esse lançamento — cuja presença cresceu 0,2% no último mês.

Com 36,1% de participação, a versão KitKat ainda reina suprema apesar de ter sofrido uma redução de 0,5% em comparação com os números registrados em dezembro de 2015. Essa versão é seguida de perto pelo Android Lollipop, que está presente em 16,3 % (5.0) e 13,2% (5.1) dos produtos compatíveis.

As versões mais antigas da plataforma, como a Jelly Bean, Ice Cream Sandwich e Gingerbread continuam em declínio, embora a Froyo pareça imune a essa tendência. Mesmo sendo considerado jurássico pelos padrões atuais, o software se mantém instalado em 0,2% dos produtos baseados no Android — fatia que não parece tão pequena quando consideramos que estamos falando de uma base instalada constituída por bilhões de gadgets.

É difícil não se ver tentado a estabelecer comparações com o iOS nesse cenário, visto que o sistema da Apple tem um sistema de distribuições de atualizações muito mais eficiente. Independente das demais consequências que isso traz, a maneira centralizada como a Companhia da Maçã opera resulta no fato de que o iOS 9 já está presente em 71% dos produtos compatíveis, o que facilita a implementação de novos recursos e soluções de segurança que atingem um grande número de consumidores.

Qual versão do Android você tem instalada em seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo