Estudo: apps drenam bateria do Android com funções inúteis para você

1 min de leitura
Imagem de: Estudo: apps drenam bateria do Android com funções inúteis para você
Imagem: Google+

Que os aplicativos para celular constantemente fazem comunicação entre servidores na nuvem em segundo plano você até poderia já saber. A novidade é que isso é mais frequente, secreto e consumidor de bateria do que você poderia imaginar.

De acordo com um estudo descoberto pelo site ZDNet, 63% das comunicações externas feitas pelos apps gratuitos mais populares do Android não tem qualquer efeito na funcionalidade observável pelo usuário — ou seja, não são traduzidos em melhoria de desempenho para você, sendo úteis apenas para os desenvolvedores e responsáveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cerca de 500 apps foram testados. Quando os tais canais de comunicação com servidores de fora do celular eram cortados, não foram detectadas mudanças no desempenho do serviço, sendo que o celular parou de ter tanta energia consumida. Outro problema? Até 46% dessas trocas de informação são encobertas e coletam dados sobre o que você faz e acessa.

Qual o problema?

A grande crítica é, na verdade, um questionamento. "Por que os apps estabeleceriam canais de comunicação encobertos que oferecem zero benefícios ao usuário e expõem eles a riscos de privacidade, sugam banda e drenam a bateria?", diz o site.

Segundo Julia Rubin, uma das autoras do artigo, o problema não é que essas comunicações são erradas e devem ser eliminadas. Elas até podem ter um propósito, mas ele precisa ser informado e esclarecido para o consumidor. Por enquanto, a Google não se pronunciou sobre o estudo.

O artigo completo em inglês pode ser conferido aqui.

Como verificar a saúde da bateria de seu Android? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.