Como ter agora mesmo o modo Doze do Android 6.0 em seu aparelho

2 min de leitura
Imagem de: Como ter agora mesmo o modo Doze do Android 6.0 em seu aparelho

Ao longo dos anos, o Android foi ganhando muitos recursos, mas isso implicou um grande impacto na performance energética. Quem usa celulares da linha Nexus sente isso de perto, apesar de esta não ser uma questão exclusiva dos produtos da Google — o que tem feito algumas fabricantes lançarem smartphones com baterias de maior capacidade.

Para compensar esses problemas de uma vez por todas, a Gigante das Buscas aposta em um recurso chamado Doze (que em português quer dizer “soneca” ou “repouso”). Esta novidade basicamente verifica o estado do aparelho, reconhecendo quando o celular está sem tarefas pesadas, colocando os aplicativos para “dormir” e, dessa forma, economizando energia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entretanto, o modo Doze é uma novidade do Android Marshmallow, o que deixa milhões de usuários sem acesso a funcionalidade. Porém, uma desenvolvedora recriou esse modo e transformou-o em um aplicativo acessível a todas as pessoas que contam com uma versão do sistema operacional superior à 4.0.

Melhor que o original!

O modo Doze do Android 6.0 é capaz de desativar os recursos de rede do smartphone quando a tela do aparelho é desligada. Isso é especialmente importante para o consumo de bateria porque um dos maiores vilões energéticos é justamente a conexão de dados.

Modo Doze reduz o uso de dados e, consequentemente, o consumo da bateria

Porém, o sistema do Android Marshmallow só é acionado após 30 minutos de inatividade do smartphone. Neste caso, o aplicativo Doze (que pode ser baixado na Google Play) se sai melhor porque ele começa a funcionar assim que o dispositivo é bloqueado.

Além disso, o programa é mais eficiente até mesmo que o recurso de economia de bateria do Android Lollipop, por reativar os dados para todos os aplicativos de forma automática, não sendo preciso abrir app por app para que eles sejam religados (como no caso do Android 5.0).

Opções variadas

Doze também oferece algumas opções extras para que você possa personalizar ainda mais o programa, adequando-o ao seu gosto. Por exemplo: é possível desativá-lo em redes WiFi, já que elas não drenam tanto a bateria. É possível, inclusive, ativar o modo completo, que corta os dados mesmo com a tela ligada, rompendo o bloqueio quando cada app é aberto.

Por fim, pode-se escolher quais aplicativos estarão a salvo da influência de Doze, mantendo a conexão constante. Isso é especialmente útil para quem usa o WhatsApp no PC, por exemplo, evitando que a conexão seja interrompida.

Como obter no seu aparelho

1. Faça o download do aplicativo através deste link.

2. Em seguida, abra o programa e toque em “Entre no Doze” para ativar o recurso.

3. Depois, basta você bloquear a tela do seu aparelho para que o modo entre em ação.

4. Para liberar aplicativos da interrupção de dados, toque no ícone em formato de sol no canto superior esquerdo e, depois, no ícone “mais”, ao lado do nome dos programas.

5. Se quiser fazer mais modificações, como liberar as funções em redes WiFi, ativar o modo completo (que bloqueia os dados até com a tela ligada), entre outras, toque no menu de definições, no canto superior direito.

*****

E você? Já testou a funcionalidade? O que você achou do aplicativo Doze, que interrompe a conexão de dados quando a tela é desligada? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.