Dica: como transferir SMSs e fotos de um Android velho para um celular novo

2 min de leitura
Imagem de: Dica: como transferir SMSs e fotos de um Android velho para um celular novo

A transferência de mensagens SMS e MMS de um smartphone Android para outro pode ser feita por serviços nativos do sistema desde que a versão Lollipop ou superior do software da “Gigante das Buscas” seja usada. Além disso, somente usuários que fazem login a partir de uma mesma conta Google podem compartilhar, através do Hangouts, suas conversas de texto. Mas e se você precisar alterar seu endereço de email ou, ainda, usar outro aplicativo padrão para o envio de mensagens?

Comprou um celular novo e deseja transferir seus SMSs antigos para seu aparelho mais recente? Neste artigo, listaremos cinco aplicativos capazes de portar mensagens e outros arquivos de um smartphone para o outro sem que o cadastro de uma mesma conta Google precise ser feito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O download de cada serviço pode ser feito por meio da Play Store – clique sobre o nome de cada ferramenta para baixar o respectivo app.

SMS Backup & Restore (download)

Gratuito, o aplicativo SMS Backup & Restore é dedicado, justamente, à recuperação e armazenamento de mensagens de texto de aparelhos que executam pelo menos a versão 1.5 do Android. Os arquivos são salvos no formato XML (entenda) e podem ser transferidos tanto a uma partição do celular (interna ou externa, como a um cartão de memória) quanto a uma conta de email.

Ferramenta de transferência HTC (download)

Dedicado a smartphone da HTC, o aplicativo também gratuito Ferramenta de transferência HTC usa a tecnologia Wi-Fi Direct para fazer a transferência de arquivos de fotos e mensagens sem que uma atualização específica precise ser instalada. O telefone antigo tem de executar ao menos o Android 2.3 ou superior. Além do compartilhamento de SMSs, músicas, fotos, documentos diversos e até mesmo papeis de parede podem ser portados a novos celulares.

Motorola Migrate (download)

Lista de contatos, arquivos de áudio ou vídeo e, naturalmente, mensagens SMSs podem ser transferidas por aparelhos da Motorola equipados com Android 2.2 ou superior por meio desta ferramenta. Faça o download do app em seu celular antigo e migre todo o histórico de conversas do seu cartão SIM para o novo smartphone sem qualquer tipo de complicação ou custo.

Samsung Smart Switch (download)

A Samsung também oferece uma ferramenta especial de transferência de arquivos para celulares novos. O diferencial do app Samsung Smart Switch, porém, está no fato de que o serviço é suportado por smartphones de outras fabricantes, tais como os produzidos pela LG, Motorola, HTC ou Xiaomi (consulte a relação de mobiles compatíveis com o serviço por meio da página do aplicativo na Play Store).

Outro ponto alto: quem possui um celular iOS e deseja transferir conteúdo para um modelo da linha Galaxy, por exemplo, também pode fazer uso do aplicativo – é possível, ainda importar arquivos do iCloud para outros aparelhos Android.

Xperia Transfer Mobile (download)

Xperia Transfer Mobile também suporta outros aparelhos além dos abarcados pela linha Xperia; o celular, contudo, deve executar no mínimo a versão 4.0 do Android. Documentos, músicas, fotos, contatos de agenda e mensagens podem ser transferidos, ainda, pelo Windows Phone, iPads e iPhones com iOS 4.0 ou através do iCloud. Vale dizer que a tecnologia Wi-Fi Direct deve ser suportada por ambos os celulares para o compartilhamento sem fio – do contrário, um cabo USB terá de ser usado.

...

Quais aplicativos de backup você usa para recuperar os arquivos de seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.