5 funções obscuras do Android que talvez você não conheça [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 5 funções obscuras do Android que talvez você não conheça [vídeo]

Que o celular não serve mais só para ligações e mensagens você já sabe, mas o Android também acumula algumas funções úteis que ficam bem escondidas no sistema operacional — ou não recebem a devida atenção em tutoriais e publicidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nessa lista, selecionamos algumas utilidades que, a partir das últimas versões do Android, fazem com que o seu tablet ou smartphone ganhe truques extras em áreas como segurança e  interface, ajudando até a poupar alguns segundos preciosos durante o uso.

Criptografia de dados

Tirando o Nexus 6 e o Nexus 9, que são assim por padrão, você pode habilitar a criptografia de dados na aba "Segurança". O processo apaga tudo do aparelho e leva bastante tempo, então tenha paciência e faça um backup antes. No fim, os dados ganham uma camada de proteção, sendo que o celular só “traduz” o que os dados significam se for desbloqueado com a chave certa. O ponto negativo é que a função pode deixar o aparelho um pouco lento.

Atalho de estatísticas e dados

Você pode obter na hora um relatório completo sobre o telefone em geral, a bateria, o uso de apps no sistema e o WiFi. Nem todos os celulares reconhecem o atalho, mas não custa tentar. Vá até o teclado numérico do telefone e digite essa sequência: asterisco, jogo da velha, asterisco e jogo da velha, quatro, seis, três, seis, jogo da velha, asterisco, jogo da velha e asterisco.

Modo de convidado

Na barra de notificações, clique no ícone com a sua foto de perfil e vá em "Adicionar convidado". Isso cria uma sessão básica de uso que não tem os seus apps instalados ou as suas contas logadas. Pra voltar, é só repetir o processo, mas escolher você no lugar.

Congelar páginas

Você pode deixar o celular travado em um app para que outra pessoa use o Android de forma limitada, como só o email ou Netflix, por exemplo. Vá nas configurações e depois em “Segurança”. Ative a opção “Fixação de tela” para ativar esse recurso e, se quiser, deixe também a opção de baixo ligada. Ela faz com que a senha seja necessária depois do fim do bloqueio. Se quiser congelar um app, clique no ícone em forma de quadrado para ver todas as janelas abertas e depois no alfinete que surge no aplicativo desejado.

Diminuir atraso dos menus

Você pode economizar segundos preciosos ao acelerar as animações do Android. Primeiro, se você não tiver o menu “Desenvolvedor” ou “Programador” ativado, vá em "Configurações", "Sobre o telefone" e toque várias vezes na versão da banda de base até essa opção ser habilitada. Na nova janela, procure os itens "Animação em escala", "Escala de transição" e "Escala de duração da animação" e mude cada um deles para o item “0,5 x”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.