Android Marshmallow: 14 coisas que não existiam no Lollipop

4 min de leitura
Imagem de: Android Marshmallow: 14 coisas que não existiam no Lollipop

O Android 6.0 Marshmallow chega aos smartphones para mostrar todo o poder de fogo da Google quando falamos em sistemas operacionais móveis. Ele une os melhores recursos da versão anterior, o Lollipop, e acrescenta novidades que o tornam uma das principais escolhas entre os sistemas disponíveis para smartphones e tablets.

E as novidades não são poucas. São tantas, que vamos apresentar aqui algumas capacidades existentes no sistema “docinho” que não existiam no “pirulito”. Se você já deu uma olhada em alguns vídeos, ou acompanha a nossa página dedicada ao Marshmallow, já deve ter notado a grande evolução oferecida pela Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, se você ainda não está ciente de tudo o que foi feito, vamos dar um grande spoiler e mostrar as 14 coisas do Android 6.0 que não existiam no Lollipop. Veja a compilação feita pelo pessoal do FieldGuide.

Google Now On Tap

Este talvez seja um dos recursos principais do novo sistema. O “On Tap” permite que, com apenas um toque, você ative o Google Now e consiga mais informações sobre um endereço, uma música, uma bebida, uma receita e o que mais seja necessário. Clique aqui para entender como ele funciona.

Suporte para USB Type-C

Entenda: é preciso se acostumar com o Type-C. A indústria já está adotando o Type-C como padrão, então os próximos dispositivos que você comprar — se já não tiver comprado —, provavelmente vão possuir esta porta. Com isso, o Android Marshmallow já está pronto e tem suporte para a porta nos códigos de sistema.

Transparência de permissões

Uma das questões que muitos usuários sempre bateram sobre o Android é a falta de transparência presente nas permissões de apps. Agora, isso vai mudar. O Android 6.0 vai perguntar e apresentar para o usuário todas as informações e os acessos de aplicativos de instalados, por exemplo. Dessa maneira, você vai ficar mais seguro ao saber o que está permitindo. Para configurar, basta ir em “Configurações”, escolher “Apps” e ativar “Permissões de apps”.

Desbloqueio na ponta do dedo

O suporte para sensores de impressão digital também está presente no Marshmallow. O avanço vem na hora certa, já que muitas fabricantes estão incluindo a possibilidade de desbloquear a tela do aparelho apenas colocando a ponta do dedo em uma área delimitada.

Habilidades de DJ

Ok, não que você seja o Skrillex, mas agora é possível gerenciar melhor o volume de notificações, alarmes, chamadas e apps. É mais fácil e claro o jeito que o Android oferece para realizar novas definições.

Autonomia de sobra

O gerenciador de bateria do Marshmallow tem um ótimo truque: ele coloca o smartphone em modo “Doze” (similar ao modo Avião) quando você não está usando. Por meio de sensores, ele entra em um modo que não exige muita energia. Dessa maneira, a sua bateria vai agradecer por durar mais tempo.

Navegação interna

O quão ruim é quando, ao estar dentro de um app, ele te joga para outro aplicativo quando você quer abrir uma página da web para ver algum link? Agora, o Android 6.0 oferece o Chrome Custom Tabs, que abre abas in-app sem a necessidade de um aplicativo dedicado a isso. O resultado é mais velocidade na resposta e melhor gerenciamento de tempo.

Selecionar texto

Se você é uma pessoa que gosta de selecionar palavras ou frases de textos para utilizar em outro lugar posteriormente, o novo recurso de seleção é mais fácil: ele automaticamente aumenta o campo de cópia e registra a palavra completa. Dois marcadores ainda permitem que você aumente ou diminua o campo copiado.

Compartilhamento fácil

Não é chato quando você quer compartilhar algum arquivo e precisa descer uma lista de apps até encontrar o meio que mais utiliza? Agora, o sistema entende quais são os seus aplicativos de compartilhamento mais usados e os coloca como primeira opção automaticamente. Quanto mais você usa, mais customizado o sistema fica.

Controles de voz

Ao deslizar o dedo para a esquerda na tela de bloqueio, você consegue abrir o Google Voice para realizar buscas rápidas. Novamente, mais velocidade para conseguir informações.

“God mode”

Este “God Mode” de brincadeira permite que você tenha a maioria das configurações apresentadas de maneira mais fácil. Basta descer a barra de notificações e pressionar o ícone de “Configurações” para ativar o System UI Tuner. O recurso permite que você mova os ícones de acesso rápido, adicionar e remover outros atalhos, além de esconder indicadores.

Adeus, apps padrão

O Marshmallow também tenta resolver algo que irrita muitos usuários: os apps nativos de câmera, internet, SMS etc. Por exemplo: você costuma usar o Chrome, mas quando clica em um link no WhatsApp, o navegador padrão é aberto. Agora, basta ir até “Configurações”, “Apps” e “Apps Padrão” para trocar pelos mais usados.

Monitoramento

O Android 6.0 oferece uma área com mais detalhes sobre o uso do smartphone ou tablet. Você consegue informações sobre armazenamento, uso de bateria, desempenho, uso de apps etc. Basta ir em “Memória”, encontrada em “Configurações”.

Backup salvador

Quem nunca quis jogar o celular na parede quando perdeu todos os dados de algum aplicativo, jogo ou arquivo? O Marshmallow ajuda com isso. Não no ato de quebrar o aparelho, mas ao salvar automaticamente todos os seus dados na nuvem. A possibilidade é entregue aos desenvolvedores, basta as fabricantes a utilizarem. Ao desinstalar um app por engano, por exemplo, durante a reinstalação as suas informações são puxadas do servidor da Google.

Quais são as novidades do Android Marshmallow que você já conhece? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.