Android M: confira o sistema de gerenciamento de RAM do novo SO

1 min de leitura
Imagem de: Android M: confira o sistema de gerenciamento de RAM do novo SO

Se você não usa o Android Lollipop "Stock" (aquele que é considerado puro, por não possuir modificações das fabricantes), talvez não conheça o sistema de gerenciamento de RAM que foi introduzido pela Google no ano passado. Trata-se de uma ferramenta que permite mais controle sobre a memória volátil (utilizada na execução dos processos e serviços do seu dispositivo) e que agora está ganhando mais recursos.

No Android M Developer Preview já é possível ter uma ideia de como vai funcionar esse sistema, pois a Google liberou as novidades já na versão liberada ontem — dia em que o sistema foi apresentado na Google I/O 2015. Caso o SO já esteja instalado em seu dispositivo (clique aqui para ver como baixá-lo na linha Nexus), tudo o que você precisa fazer é seguir o caminho "Configurações > Apps > Avançadas > Memória".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quando isso for feito, você verá uma nova tela com todos os aplicativos que estão instalados — mesmo os de sistema. Selecionando qualquer um deles, você terá acesso a informações de frequência de utilização, quantidade de memória usada em cada um e também os serviços que são carregados em conjunto — sendo que alguns deles podem ser desativados.

Caso você julgue desnecessária a presença de alguns dos aplicativos, você pode pressionar o botão "Forçar parada" para que ele deixe de ocupar seu espaço de memória RAM. Ainda é possível encontrar algumas instabilidades nisso (por se tratar de uma versão de desenvolvimento), mas até o lançamento oficial do Android M tudo deve estar corrigido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.