Android: 5 apps para melhorar a qualidade de som do seu smartphone

3 min de leitura
Imagem de: Android: 5 apps para melhorar a qualidade de som do seu smartphone

Nossos celulares são capazes de executar várias tarefas. É possível desde tirar fotos e enviá-las por email até gravar, editar e publicar filmes completos em redes sociais usando nada mais que um smartphone. Fato é que algumas simples funções mostram-se ainda fundamentais ao nosso cotidiano. E a reprodução de músicas é uma delas.

Há quem gaste algumas centenas de reais em fones de ouvido. Conchas esculpidas em madeiras dedicadas a otimizar a qualidade do som, conexão Bluetooth e frequências graves em destaque são os recursos oferecidos pelos caros acessórios. Mas é possível melhorar o áudio de seu aparelho sem desembolsar muito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A simples equalização dos níveis de médio, grave e agudo e um efeito de reverb aqui ou até mesmo de sorround acolá podem suprir as necessidades de quem custa a se contentar com as definições de fábrica dos aparelhos. Conheça a seguir cinco apps que prometem implementar a reprodução do áudio de músicas, filmes e jogos.

  • Clique sobre o nome de cada aplicativo para visitar a página dos serviços na Google Play.

1 – Música Volume EQ

Aumentar o volume e equalizar as frequências de áudio são as principais opções deste aplicativo gratuito. Para que Música Volume EQ possa ser executado junto de suas músicas, seu player deverá ser primeiramente ativado.

O destaque vai para o controle dos graves e também para o “efeito virtualizer”, que atribui mais ambiência ao som. São nove as predefinições de equalização; as preferências do usuário podem ser também salvas.

2 – Equalizer

Também gratuito, Equalizer conta com um efeito sorround. Além das cinco bandas de frequências, 11 presets ficam à disposição dos usuários. Atribuição de mais grave e de efeito de reverberação às mídias são outras das funções do app. Além disso, o streaming de músicas pode ser feito.

A versão paga de Equalizer disponibiliza ainda outras predefinições (como as dedicadas para os estilos pop, rock e clássica). Economizar bateria e restaurar as preferências no cartão SD são tarefas que podem ser executadas facilmente.

3 – Poweramp Music Player

Que tal testar outro player? Poweramp Music Player é um reprodutor compatível com os mais populares formatos de áudio da atualidade que admite controles finos de equalização. Mixagem de efeitos estéreo e mono, ajuste de balanço, suporte à reprodução de letras e também a possibilidade de se atribuir mais grave a faixas são outros dos serviços oferecidos pela versão gratuita para testes do app.

Um visual elegante, minimalista, faz com que a interface do software se torne ainda mais atrativa. Junto da exibição de capas de álbuns, uma série de controles intuitivos fica à disposição dos usuários.

4 – Noozxoide

Se você deseja reproduzir sons de músicas, jogos e filmes com qualidade melhorada e que simula o efeito sorround, Noozxoide pode ser seu aplicativo ideal. Desenvolvida por um estúdio especializado no tratamento de áudio de instrumentos de precisão, a ferramenta Virtualizer cria “alto-falantes fantasmas” para a geração de ambiência.

Gratuito para testes, o app conta com opções de modelação de áudio avançadas e dedicadas para músicas, filmes e jogos. Emparelhar o software junto do sistema de som de uma televisão é outra das funções executadas por Noozxoide.

5 – Volume Booster

Aumentar o volume de 15 a 30%. É essa a função de Volume Booster, app gratuito destinado a usuários que querem apenas ouvir melhor suas mídias. Além de funcionar junto de músicas, o programa pode gerenciar o volume do sistema também.

....

Para que os efeitos de modulação de frequências e de ambiência possam ser notados de forma clara, recomendamos o uso de fones de ouvidos – é claro: quanto melhor for o acessório, melhor será também a qualidade de som. Você conhece outros apps que otimizam o áudio do sistema Android? Compartilhe seus conhecimentos abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.