Como esconder e proteger fotos e outros arquivos no Android

2 min de leitura
Imagem de: Como esconder e proteger fotos e outros arquivos no Android
Imagem: Thinkstock

Por mais que você cuide o máximo possível do seu tablet ou celular e não deixe outras pessoas se aproximarem do aparelho, não adianta: às vezes, ele podem cair em mãos erradas, e fotos comprometedoras ou privadas demais e outros arquivos que deveriam continuar em segredo acabam expostos.

No Android, você tem várias alternativas para se proteger desse problema — começando pelas mais rústicas, como utilizar um gerenciador de arquivos para criar uma pasta obscura e salvar esses documentos em algum canto de difícil acesso do sistema. O ES File Explorer pode fazer esse trabalho, mas isso não significa que os arquivos estarão completamente seguros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Slashgear fez uma seleção com três aplicativos que realizam o serviço de forma completa, sumindo completamente (para as outras pessoas) com fotos e outros dados: HidePhoto, Gallery Vault e File Hide Expert. Além deles, sugerimos outras alternativas para deixar a sete chaves o que de mais precioso há no seu Android.

Hide Photo

O Hide Photo é muito fácil de usar, bloqueando conteúdos com o uso de um código PIN. É possível remover fotos e vídeos da Galeria do Android para um "cofre" em forma de pasta, além de esconder o próprio ícone do app para que ninguém suspeite que você está ocultando algo. O usuário ainda pode colocar um email de segurança para recuperar os dados.

Gallery Vault

O Gallery Vault tem quase tudo o que o Hide Photo oferece, incluindo a possibilidade de rodar de forma invisível, mas com um adicional: conteúdos do cartão SD podem ser protegidos a partir do Android 4.4 (KitKat). Ele também opera somente com fotos e vídeos.

File Hide Expert

Mais vasto, o File Hide Expert é capaz de guardar qualquer arquivo, independentemente da extensão. Ele também funciona a partir de uma senha e tem uma interface fácil de ser compreendida. Alguns bugs foram detectados por usuários que tentaram esconder fotos que estavam dentro do cartão SD, então evite essa função.

Video Locker

Funcionando apenas com vídeo, o Video Locker pede para você definir uma senha entre quatro e oito dígitos para funcionar. São duas formas de esconder clipes: acessando a ferramenta entre as opções de compartilhamento ou manualmente. Só há uma pequena falha no funcionamento: se você estiver com o Video Locker aberto e bloquear a tela, após o desbloqueio ele não pedirá o código novamente.

Smart Lock

O Smart Lock adiciona senha ou esconde pastas não só em pastas, mas também em aplicativos — ideal para quem deixa o login em redes sociais e emails, por exemplo. Apesar de ter muitos pontos positivos, tome cuidado: ele não é tão intuitivo assim, e é possível burlá-lo ou até desinstalá-lo (a não ser que a Google Play também esteja bloqueada).

Esse é o único app pago da lista. Se você preferir, ele possui uma versão gratuita que pode ser baixada por este link.

Prot-On

O Prot-On é um app para proteção de fotos e documentos que não serve apenas para guardar via senha um documento no seu Android. Há um gerenciador de permissões que faz com que o conteúdo seja exibido online somente para certas pessoas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.