Android: faça seu gadget reconhecer o comando "Ok Google" em qualquer tela

1 min de leitura
Imagem de: Android: faça seu gadget reconhecer o comando "Ok Google" em qualquer tela
Imagem: Android Spin

Uma das maiores diversões para quem usa o Google Now é utilizar os comandos de voz para operar o serviço. Basta abrir o app, dizer as palavras mágicas “Ok Google” e ordenar seu telefone para que ele faça o que você quiser – realizar uma busca, ligar para algum contato, gravar um lembrete na sua agenda e assim por diante.

O reconhecimento de voz pode ser considerado apenas um luxo para alguns, mas vários usuários encaram esse recurso como uma forma mais prática de interagir com o aparelho. Através desses comandos, fica mais fácil comandar seu gadget enquanto você está dirigindo ou com as duas mãos ocupadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, não seria bacana caso você pudesse ativar o comando “Ok Google” a partir de qualquer tela e qualquer programa aberto em seu telefone, sem precisar necessariamente executar o aplicativo do próprio Google Now? Muitos não sabem, mas a realidade é que já é possível fazer isso. Contudo, essa funcionalidade não está disponível em nosso idioma: para utilizá-la, será necessário conversar com seu smartphone utilizando a língua inglesa.

Como fazer

Primeiro, abra o aplicativo do Google (onde você visualiza os cards e pode realizar buscas na web), entre no menu de configurações e toque na opção “Voz”. Em seguida, mude o idioma principal de “Português (Brasil)” para “English (US)”. Agora toque em “Detecção de ‘Ok Google’”. Na janela que se abre, basta marcar a caixa de seleção referente à opção “A partir de qualquer tela” para que o Google responda aos seus comandos em qualquer screen, desde que a tela esteja ligada. Caso queira, ative também a opção “A partir da tela de bloqueio”, fazendo com que o comando de voz funcione até mesmo com seu smartphone bloqueado.

Vale observar que, a partir do momento em que você ativa tais opções, o app pedirá que você diga o comando em questão (“Ok Google”) três vezes perto do microfone de seu aparelho para gravar uma amostra de sua voz e tornar seu sistema de reconhecimento ainda mais preciso. Pronto! Agora você está livre para brincar com seu assistente pessoal a partir de qualquer tela e qualquer aplicativo: basta dizer “Ok Google” e ordenar (em inglês) para que seu smartphone Android realize ações diversas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.