10 aplicativos para você finalmente deslanchar seu inglês

4 min de leitura
Imagem de: 10 aplicativos para você finalmente deslanchar seu inglês

Aprender um idioma novo é uma tarefa que exige treino e dedicação, todo mundo sabe disso. E não existe fórmula mágica: se você não exercitar suas habilidades, dificilmente conseguirá atingir bons níveis de aprendizado, por mais que frequente uma escola de idiomas ou mesmo tenha aulas particulares com um professor.

Uma das principais dicas de profissionais para quem quer aprender uma nova língua é mergulhar no novo idioma, cercando-se de todas as formas possíveis para vivenciá-lo. E isso você pode fazer de diversas formas, como mudar a língua de redes sociais e aplicativos, conversar com nativos ou com quem domina o idioma, ler textos na língua que você quer aprender e muito mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os aplicativos para smartphones podem complementar o ensino de um novo idioma, com ferramentas que não só ensinam, mas ajudam a memorizar o conteúdo, através de lições, games e até telas de bloqueio. Confira nossa seleção para ajudar você a turbinar seu aprendizado e ficar craque.

1. Duolingo

Abrimos a nossa lista com o Duolingo, um dos melhores aplicativos para aprender idiomas da atualidade. O programa transforma o aprendizado numa espécie de jogo por fases que precisam ser vencidas para que novas etapas sejam desbloqueadas.

Além do inglês, Duolingo também oferece o espanhol para falantes de português, além de diversos outras línguas, como alemão, francês, italiano, e muito mais para quem já domina o inglês. Aprenda a ouvir, falar, ler e escrever de uma forma bastante lúdica.

Download: AndroidiOS e Windows Phone

2. Unlock Your Brain

Um dos mais bem bolados aplicativos de aprendizado chama-se Unlock Your Brain, que adiciona palavras novas de inglês diretamente na tela de bloqueio. Para desbloquear a tela, é preciso escolher a resposta certa. Caso você erre, ele desbloqueia também, mas o adverte.

O programa oferece pacotes de palavras de diversos tipos, idiomas e níveis de aprendizado. Além disso, é possível acompanhar estatísticas sobre todas as palavras que você aprendeu, com níveis de acerto e erro, além de medalhas por méritos alcançados.

Download: Android

3. Lingua.ly

Lingua.ly é outro complemento que você precisa ter no seu dispositivo se estiver aprendendo inglês. Ele funciona como um repositório de palavras, permitindo a você buscar, traduzir e armazenar todas as palavras que não conhece de um jeito prático.

Além disso, o programa também oferece um modo de leitura, que seleciona automaticamente textos que contém as palavras que você coletou, e também um modo de treino, para que você consiga memorizar todos os novos vocábulos que aprendeu.

Download: AndroidiOS

4. Phrasalstein Phone

Quem estuda inglês sabe que uma das maiores dificuldades do aprendizado reside nas Phrasal Verbs, os verbos regidos por preposições. Além disso, elas são bastante importantes para ganhar fluência no idioma, e por isso devem ser observados com atenção.

Por isso, você poderá usar o Phrasalstein Phone como uma ferramenta de auxílio nessa tarefa. O aplicativo é capaz de juntar as palavras que compõe os Phrasal Verbs e mostrar pequenas animações que ajudam a identificar e memorizar o significado.

Download: AndroidiOS

5. The Phrasal Verbs Machine

The Prashal Verbs Machine tem a mesma mecânica de Phrasalstein Phone, montando Phrasal Verbs diferentes e exibindo os seus significados através de animações. Ambos contam com 100 opções cada e são produzidos pela Universidade de Cambridge, uma das mais importantes e referenciadas do mundo.

Download: AndroidiOS

6. English Monstruo

English Monstruo é outro aplicativo da Universidade de Cambridge destinado a ensinar inglês de uma forma lúdica. Através dele, você poderá aprender a resolver os maiores erros do idioma por meio de diversos exercícios interativos.

O programa oferece um nível intermediário-alto de dificuldade e usa como base um software de análise linguística que analisou mais de 1,8 milhões de palavras em inglês para descobrir quais são os erros mais comuns dos estudantes.

Download: AndroidiOS

7. Memrise 

Memrise permite a você memorizar palavras através de cursos compostos por textos e imagens. Observe desenhos, gravuras e fotos com suas respectivas descrições e tente lembrar dos seus significados logo em seguida.

O programa conta com cursos criados pelos próprios usuários em vários idiomas, tudo de graça. Você também poderá ouvir a pronúncia de cada palavra, ganhar pontos por cada acerto e manter os programas offline para não gastar seu plano de dados.

Download: AndroidiOS

8. Google Translate

Mesmo não sendo um aplicativo criado especificamente para aprender outro idioma, o Google Translate pode ajudar os estudantes, tanto com a definição de palavras , frases e textos inteiros, como também com a pronúncia.

Você poderá traduzir escrevendo, falando e desenhando e até fotografando textos com bastante facilidade. Além disso, o programa permite criar um Phrasebook, com todas as frases e palavras que você quiser armazenar.

Download: AndroidiOS

9. English Grammar in Use

Quer conferir um curso completo de inglês? Com English Grammar in Use você poderá estudar o programa completo de estudos para alunos de nível intermediário da Universidade de Cambridge.

O aplicativo conta com 150 lições de gramática que abrangem diversos tipos de assuntos. Confira explicações detalhadas de cada um dos conteúdos além de exercícios práticos. As seis primeiras lições são gratuitas e as demais podem ser compradas por pacotes ou o curso completo.

Download: AndroidiOS

10. Busuu

Busuu oferece um curso bastante tradicional de inglês com diversos níveis de dificuldade. Através dele, você poderá aprender novos vocábulos, ouvir e fazer exercícios sobre diálogos e testar seu conhecimento sobre vários temas.

Todos os cursos contam com a pronúncia de palavras e exemplos de frases. Você ainda pode ser corrigido por falantes nativos de inglês, ajudar alunos que estão aprendendo português e até criar lembretes para os seus estudos.

Download: AndroidiOS

***

É claro que essa lista não termina por aqui. Existem diversos outros aplicativos que ajudam no aprendizado de um novo idioma. Há algum programa que você usa e que não está listado aqui? Não deixe de nos informar nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.