Android: aprenda a ver a porcentagem da bateria de seu celular no PC

2 min de leitura
Imagem de: Android: aprenda a ver a porcentagem da bateria de seu celular no PC
Imagem: Cyberrx

Sabe quando você fica olhando frequentemente para a tela do celular com o único intuito de verificar o nível de sua bateria? Não seria bacana caso você pudesse acompanhar essa simples informação diretamente através de seu desktop, sem precisar ficar ativando o display do aparelho de quinze em quinze minutos apenas para conferi-la diretamente da “fonte”?

Foi pensando nisso que a Paranoid Gems, empresa especializada em criar aplicativos para Android, resolveu criar o Potential, um programinha sensacional que atualmente está sendo ofertado em estado Beta. Trata-se de um serviço composto por dois softwares distintos: um cliente que pode ser instalado em qualquer dispositivo móvel equipado com o sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean) ou superior e um app para Windows 8 que deve ser adquirido diretamente da Windows Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quando devidamente configurados, os programas se comunicam entre si: o celular envia informações de status para o desktop (como o nível de carga da bateria) e o desktop pode enviar alguns comandos básicos para o celular (ligar/desligar o WiFi e o Bluetooth). Como você pode ver no tutorial a seguir, é muito fácil configurar o Potential e usufruir de seus recursos: em poucos segundos você estará experimentando tudo o que o aplicativo tem a oferecer.

Como utilizá-lo

Primeiramente, clique aqui para baixar o Potential Beta em seu smartphone ou tablet Android. Como comentamos anteriormente, o aplicativo funciona em qualquer aparelho que esteja equipado com a versão 4.1 Jelly Bean ou superior do sistema operacional. Após instalar o app em seu celular, abra-o e faça um cadastro rápido informando um endereço de email válido e senha alfanumérica. Logo em seguida, o Potential vai pedir para que você defina um nome que será utilizado para identificar aquele dispositivo dentro da sua conta.

Com essas configurações preliminares concluídas, você será redirecionado para uma tela na qual são exibidas três informações básicas sobre seu aparelho: nível de bateria e status do Bluetooth e WiFi (ligado ou desligado). Perceba que tocar nesses últimos dois botões fará com que você ative e desative tais recursos de seu celular.

Agora vamos ao seu desktop. Clique neste link para efetuar o download do Potential para Windows 8 e instalá-lo a partir da Windows Store. Ao abrir o app, você deve fazer login utilizando as mesmas credenciais de sua conta aberta no dispositivo móvel. Logo depois de informar seu endereço de email e senha você visualizará um painel com os mesmos dados exibidos no dispositivo móvel – nível de bateria e status do WiFi e Bluetooth, com a possibilidade de ligar/desligar esses últimos recursos de seu celular de forma remota.

Bem simples, não é mesmo? Recomendamos que você clique periodicamente no ícone “Refresh” para forçar a atualização dos dados exibidos pelo Potential e ter certeza de que ele está exibindo a porcentagem correta de energia disponível no seu gadget portátil. Vale observar também que, caso queira, é possível adquirir uma edição paga do Potential que possui um recurso bastante útil – o envio de notificações automáticos para seu PC sempre que seu celular estiver com um nível muito baixo de bateria (sendo que você mesmo pode definir a porcentagem de bateria que irá ativar a notificação).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.