Android: como proteger sua galeria de fotos com senha

2 min de leitura
Imagem de: Android: como proteger sua galeria de fotos com senha
Imagem: AllAboutSamsung

“Posso usar seu celular por um instante?”, um amigo seu já deve ter perguntado. E não há escapatória: sua privacidade, por mais pública que seja sua vida, fica ameaçada. Acontece que o acesso à sua galeria de imagens pode ser feito sem grandes esforços se seu smartphone, por descuido, estiver desbloqueado.

Desta forma, discussões acerca da segurança de dados pessoais surgem a todo instante – nesta semana, por exemplo, o Ministério Público do Espírito Santo exigiu que usuários do aplicativo Secret removam a aplicação de seus dispositivos, pois ao menos dois fundamentos da Constituição Federal estariam sendo feridos (saiba mais aqui).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Proteja sua galeria de fotos

A função deste tutorial, portanto, é instruir usuários do sistema Android a deixar sua galeria de imagens “blindada”. Esta tarefa pode ser executada facilmente a partir da instalação do aplicativo gratuito Focus Photo Sharing. Acompanhe estas dicas e faça com que um alerta seja emitido por seu mobile sempre que curiosos tentarem acessar fotos que não devem ser vistas.

Passo 1 – Defina uma senha para o aplicativo

O download do aplicativo Focus Photo Sharing pode ser feito gratuitamente por meio deste link. Uma vez baixada, a aplicação irá solicitar, naturalmente, acesso à sua galeria. Finalizada a instalação, um PIN (senha) deverá ser definido.

Toque sobre o campo “Set PIN” e escolha a sequência numérica. Pressione o botão “OK” para finalizar a primeira etapa deste processo. Fazer com que um alerta seja emitido sempre que uma foto deixar de ser visualizada por seu amigo é outra das opções deste aplicativo.

Passo 2 – Configurações

A interface de Focus Photo Sharing é bastante simples; configurar os ajustes da aplicação é, assim, tarefa fácil. Para que o código de segurança definido incialmente seja solicitado durante a execução de demais tarefas em seu mobile por amigos, a opção “Notify when friend leaves app” deverá ser ativada.

Os alertas emitidos por seu dispositivo Android podem ser também definidos: se o campo “Vibrate” for marcado, seu aparelho irá vibrar e, então, bloquear a visualização de imagens não compartilhadas por meio de Focus Photo Sharing; seu toque de celular padrão irá ser acionado se a ação “Vibrate” for desativada.

Passo 3 – Defina quais fotos poderão ser vistas

Definidas as preferências de seu novo aplicativo, agora as fotos que poderão ser vistas por seus amigos devem ser selecionadas. Acesse a galeria de seu aparelho Android, escolha uma imagem e toque sobre a opção compartilhar. Clique sobre “Focus Photo Sharing” e pronto! Se seu amigo tentar visualizar outras fotografias, um alerta será emitido.

A mensagem “Please, return the device to the owner immediately” será exibida se seu amigo tentar acessar imagens não cadastradas junto ao aplicativo de segurança. É possível, assim, fazer com que apenas algumas imagens fiquem disponíveis a outros usuários de seu smartphone.

Como desinstalar o aplicativo

Se os serviços de Focus Photo Sharing não suprirem suas necessidades por algum motivo, a desinstalação do aplicativo pode ser feita. Para que esta ação seja executada, uma opção deverá ser ativada na tela inicial da extensão. Abra o app, toque sobre “Lock screen if user hits home” e desinstale o serviço de seu smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.