10 dicas para você se dar bem em Modern Combat 5: Blackout [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: 10 dicas para você se dar bem em Modern Combat 5: Blackout [vídeo]

São poucas as séries de jogos mobile com tamanha base de fãs e sucesso, mas a franquia Modern Combat, da Gameloft, pode dizer com orgulho que está nessa lista seleta. O mais recente capítulo, Modern Combat 5: Blackout, foi lançado em julho de 2014 e rapidamente conquistou um lugar entre os games pagos mais baixados no Android. O game também tem versões para iOS, Windows Phone e Windows 8.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A saga de tiro em primeira pessoa coloca você na pele de um soldado que precisa combater uma conspiração terrorista enquanto lida com organizações militares – e pode ser jogado separadamente, mesmo que você (ainda) não conheça o resto da franquia.

Como tantos novos jogadores e veteranos que não perdem um FPS no mercado, o blog da Gameloft publicou várias dicas para você ser o rei do tiro em primeira pessoa em tablets ou smartphones. O Baixaki reuniu as melhores e adicionou mais algumas, criando um manual para quem quiser virar um mestre em Modern Combat 5.

1. Ajuste os controles

O primeiro conselho deve ser seguido antes mesmo de você começar a disparar as primeiras balas. Faça uma visita à seção de configurações do game e ajuste o item “Correr Automático”: se ligado, ele faz com que o personagem ande mais rápido sem precisar de um botão só para os piques. Depois, já dentro de uma partida, vá até os controles na HUB e personalize os botões do jeito que quiser. Uma boa dica é inserir as armas próximas do polegar direito e a mira em close na mesma altura, porém do lado esquerdo.

2. Primeira classe

Quase como um RPG, Modern Combat 5 permite que você escolha uma entre quatro classes: “Assalto”, “Sniper”, “Pesado” ou “Recon”. Para novatos, a melhor é a “Assalto”: o soldado tem pistolas e rifles com tiros rápidos, precisos e em alta quantidade, excelentes para combates de média distância. Eles ainda são equilibrados em status e carregam munição extra. Após ganhar mais segurança e experiência, fique livre para tentar as outras categorias e escolher a sua favorita.

3. Tem que jogar a campanha

Muita gente reclama da existência de um modo single player em um FPS com um multiplayer tão recheado, mas em Modern Combat 5 essa é uma dica quase obrigatória. É durante a campanha que você evolui o personagem e ganha acesso a armas e acessórios que são sincronizados com a conta online.

4. Atravesse paredes

Paredes e obstáculos não são necessariamente impenetráveis pelas balas e podem ser um elemento de surpresa contra os inimigos. Na fase da campanha que se passa no Japão, é possível atirar entre algumas proteções do cenário, derrubando adversários antes que eles percebam que você está ali. Usar o drone para detectá-los antes e só então atirar também é uma boa estratégia.

5. Atire parado

Essa dica já é manjada para quem é veterano na área, mas vale reforçar: a mira é muito melhor quando você está parado. Por isso, evite disparar contra inimigos enquanto corre. Encontre uma barricada ou uma proteção, esconda-se e só então gaste as balas. No multiplayer, de ritmo frenético, esse tempo de reação precisa ser ainda menor.

6. Use três dedos

Não é bom jogando FPS no tablet ou smartphone? Experimente usar três dedos para comandar o personagem no game. Com um dedo da mão esquerda (o polegar ou o indicador), movimente o personagem para frente ou para trás. Com o mesmo dedo da mão direita, ajuste a mira e, com o próximo (indicador ou médio, dependendo de qual você está usando no passo anterior), pressione o botão de tiro.

7. Nunca pare de recarregar

Outra dica já conhecida pelos veteranos é recarregar a arma sempre que possível, não só quando as balas de um cartucho acabarem. Surgiu um momento de tranquilidade ou achou uma proteção? Recarregue. Se esperar o fim das balas, elas podem acabar no pior momento e você perde preciosos segundos até poder disparar novamente.

8. Como desbloquear armas

Aumentar o arsenal é possível a partir de um sistema de pontos e experiência: você precisa ser perito em um tipo de arma para liberar a seguinte. Ganhar acesso à escopeta BMF-12, por exemplo, exige que você atinja um desempenho de 2 mil pontos com a Romket-178. Ou seja, esse placar é conquistado ao matar inimigos (preferencialmente seguidos ou com tiros na cabeça) com uma arma da mesma categoria.

9. Evolua o personagem

De nada adianta uma boa mira se o inimigo for muito mais forte e melhor equipado. Por isso, aprimore sempre o status do seu soldado quando passar de nível e desbloqueie as habilidades da classe escolhida. Note que alguns desses bônus são mais úteis para você do que outros: eles podem aumentar a munição ou até acelerar a recuperação de danos e alguns funcionam só no multiplayer.

10. Multiplayer: porta especial na fase “Ruas”

Na fase “Ruas”, que é cheia de atalhos e alternativas, você não precisa pegar os caminhos óbvios e ser metralhado pelos inimigos. Neste trecho do mapa indicado pela imagem, faça a primeira curva à esquerda para chegar à base inimiga, mas depois pegue a direita nessa abertura próxima das caixas.

 Trata-se de um ponto pouco usado pelos jogadores, mas que serve de atalho e vai pegar muita gente de surpresa. Isso vale tanto no modo “Capture a Bandeira”, para você achar o item inimigo mais rápido e escapar de forma furtiva, quanto nas rodadas tradicionais, para achar vários soldados desprotegidos.

...

Claro que não há como colocar todas as dicas aqui: muita coisa ficou de fora e cada jogador pode ter técnicas secretas que fazem toda a diferença dentro das arenas virtuais. Mas as dicas acima podem ser bem úteis: estude bastante, coloque todas em prática e depois conte para nós se você ficou “fera” ou não no game.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.