Descubra o que são wakelocks e como eles afetam a bateria de seu Android

1 min de leitura
Imagem de: Descubra o que são wakelocks e como eles afetam a bateria de seu Android

Provavelmente já aconteceu de, ao dormir, você deixar seu celular com pouco mais de 50% de bateria simplesmente para descobrir que essa carga acabou durante o meio da noite. Embora haja causas para essa situação (como deixar um aplicativo aberto por acidente), um dos principais responsáveis por isso é um sistema conhecido como “wakelocks”.

Esse termo define os mecanismos de gerenciamento de energia que asseguram que seu aparelho Android não entre em estado de sono profundo. Essa tecnologia existe justamente para assegurar que aplicativos tenham acesso rápido a recursos do sistema, algo de que você não precisa necessariamente quando está dormindo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora normalmente wakelocks não consumam uma grande quantidade de energia, eles podem se comportar de maneira inesperada e acabar com a carga de seu smartphone sem nenhum aviso. Geralmente, essa situação acontece devido a aplicativos mal programados (o Facebook e seu Messenger são casos bem conhecidos dessa categoria) ou à ação de malwares que agem de forma a prejudicar seu aparelho.

O consumo excessivo de bateria normalmente está ligado a requisições constantes de informações presentes na internet e a atualizações que fazem um aplicativo usar recursos de forma estranha. Isso faz com que a CPU de um gadget nunca entre em estado de repouso, algo que nem sempre fica claro para o usuário.

Como evitar problemas

Caso você esteja tendo problemas e acredite que eles possam estar relacionados a wakelocks, é possível resolver a situação com o auxílio de alguns programas específicos. No caso, vamos usar como exemplo o Wakelock Detector, mas você pode optar por qualquer um entre os vários softwares do tipo disponíveis na Google Play Store.

Após descobrir qual aplicativo está causando problemas, você pode tomar uma série de atitudes. Além de simplesmente desinstalar o software, é possível apelar para o Greenify, software que força o programa em questão a entrar em modo de hibernação no momento em que ele não está sendo usado.

Embora a função funcione em aparelhos Android sem root, ela se mostra mais eficiente em gadgets que foram modificados de alguma forma. Vale notar que, embora o aplicativo seja gratuito, é preciso pagar por sua versão Premium para forçar aplicativos pertencentes ao sistema operacional a entrar em repouso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.