8 formas de liberar espaço/memória no celular

3 min de leitura
Imagem de: 8 formas de liberar espaço/memória no celular

Administrar a memória de um celular é uma tarefa complexa, que exige pesquisa e tempo para liberar o máximo possível de conteúdo dispensável. A tarefa tornou-se ainda mais complicada quando percebemos a infinidade de aplicativos disponíveis no mercado e aquela vontade de ter tudo na telinha.

Junte-se a isso fotos e vídeos, que são os grandes vilões do consumo de espaço de seu smartphone, principalmente os adquiridos por mensageiros, como o WhatsApp.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como liberar espaço no celular?

Existem diversas formas de salvar o seu device do espaço indesejado, muitas delas disponíveis no próprio celular. Alguns aplicativos também podem ajudar na tarefa, confira a seguir.

...

1 - Desinstalar aplicativos

O modo mais simples de liberar espaço do celular é deletando aplicativos que você não usa, então seu objetivo será procurar os apps que estão acumulando poeira e apagá-los. O ideal é dispensar softwares que não são usados há pelo menos um mês.

2 - Cache de memória

A memória cache é um verdadeiro lixo ambulante e pode tomar um espaço considerável da memória do seu aparelho, pois possui alta velocidade e tem como função armazenar dados e instruções utilizadas de forma periódica.

O processo de retirada é manual e requer um pouco de paciência, pois é necessário entrar em cada um dos aplicativos. Basta seguir o caminho: Configurações do celular > Aplicativos e, em seguida, escolher o app e clicar em Armazenamento > Limpar Cache.

Fonte:  Reprodução / Thiago Simões 

3 - Galeria de fotos e vídeos

Outra forma de liberar espaço no seu hardware é entrar na galeria de fotos e dispensar as imagens que você não utilizará mais ou, ainda, transferir regularmente os arquivos para o seu computador. Uma outra dica valiosa é diminuir a qualidade de suas fotos e vídeos, assim menos megas serão utilizados.

Se você tiver um smartphone Android, é possível transferir o conteúdo para o Google Fotos, que já vem integrado no seu device e identifica todo o conteúdo salvo na nuvem.

4 - App de otimização

A opção de baixar um aplicativo para otimizar o celular é válida para aqueles que gostam de conferir os mínimos detalhes ou não quer perder tempo deletando manualmente tudo o que é possível e imaginável.

Para Android, existem DU Speed Booster, The Cleaner e Files e, para iPhone (IOS), as opções são Phone Cleaner for Media Files, Phone Cleaner: Clean Storage e Smart Cleaner Clean.

Fonte:  Du Speed Boost 

5 - Cartão microSD

Parece simples, porém diversos usuários não sabem que é possível comprar um cartão de memória e inserir no celular Android. Geralmente, a memória interna é pequena, consumindo muito do espaço e, principalmente, da velocidade de processamento.

6 - Arquivos mortos

Quando deletamos um aplicativo, ele deixa alguns rastros no seu celular, como pastas e arquivos sem função, que, apesar de ficarem escondidos, podem ser eliminados.

Para Android, há o excelente SD Maid que, além de eliminar os fantasmas comedores de memória, ajuda a manter seu dispositivo limpo e organizado, pois possui uma série de ferramentas para gerenciar arquivos e apps. Caso o seu celular seja um iPhone (IOS), é possível utilizar o Dr. Fone.

Aplicativo Dr. Fone que auxilia na limpeza de arquivos mortosAplicativo Dr. Fone que auxilia na limpeza de arquivos mortosFonte:  Dr. Fone 

7 - Arquivos de download

Outro grande inimigo da memória é a pasta que contém os arquivos baixados via internet, pois, quando menos reparar, você terá uma série de itens desnecessários.

Cada celular guarda esses arquivos em uma pasta, portanto é necessário encontrá-los e deletá-los. Nos celulares Android, abra o app Files e acesse a aba "Procurar"; em seguida, clique em "Downloads" na parte superior da tela. Nos iPhone, o app Arquivos é a central de downloads.

Gerenciador de download no celular AndroidGerenciador de download no celular AndroidFonte:  Wikihow 

8 - Arquivos de fábrica

Os famosos bloatwares também são vilões do consumo de espaço. Eles já vêm inseridos no celular assim que você os compra e muitos são desnecessários, por isso é importante levar em consideração cada um deles e decidir qual será apagado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.