Malware para Android finge ser Google Play para roubar dados dos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Malware para Android finge ser Google Play para roubar dados dos usuários
Imagem: Sites Gadget

Pesquisadores da empresa de segurança FireEye publicaram recentemente informações sobre um curioso malware que surgiu para os dispositivos movidos a Android. Instalada ao se baixar conteúdo de fontes não oficiais, a ameaça cria um ícone imitando o do Google Play na tela inicial do seu aparelho e rouba informações de mensagens SMS, certificados digitais e dados bancários das vítimas.

Usando o símbolo da loja de aplicativos da gigante das buscas e o nome “googl app stoy”, o programa malicioso abria como se fosse funcionar quando o dono do aparelho infectado clicava no ícone pela primeira vez. No entanto, após solicitar as permissões de acesso do usuário, uma mensagem de erro em coreano era exibida afirmando que o software seria desinstalado, mas tudo o que acontecia era o desaparecimento do atalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mesmo após a “remoção” do programa, é possível encontrá-lo abrindo as configurações do sistema operacional e observando a lista de processos em funcionamento, rodando outros cinco serviços e fazendo uso de um servidor DNS dinâmico com o protocolo SSL do Gmail. Dessa forma, o malware é capaz de coletar os dados desejados e enviá-los para seus criadores ao mesmo tempo em que usa suas credenciais para fugir do radar dos antivírus.

Duro de apagar

De acordo com a FireEye, o pacote do malware “googl app stoy” tem o nome “com.sdwiurse” e o aplicativo que roda em segundo plano não pode ser removido manualmente, já que a opção para desinstalá-lo fica desabilitada. Embora exista a possibilidade de desativar o funcionamento do programa malicioso, os serviços simplesmente voltam a funcionar após uma reinicialização do smartphone ou tablet.

A empresa de segurança afirma que o aplicativo baixado ocupa apenas 1,7 MB e tem poucas linhas de código, de forma a escondê-lo melhor dos antivírus. “Depois de decriptado e descomprimido, no entanto, o pacote real de arquivos do malware completo chegava aos 2,2 MB”, afirma a análise da FireEye.

Após descobrir e estudar o programa malicioso, a companhia reportou a ameaça à Google e auxiliou a gigante das buscas para derrubar as contas de email usadas pelos hackers responsáveis, onde foram encontrados dados bancários e outras informações das vítimas. Embora a ameaça do “googl app stoy” tenha sido eliminada, fica o alerta para quem costuma baixar aplicativos fora do Google Play ou de outras lojas oficiais, como a da Amazon.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.