Android: como colocar widgets na tela de bloqueio do sistema

1 min de leitura
Imagem de: Android: como colocar widgets na tela de bloqueio do sistema

A edição 4.4 KitKat do Android trouxe uma série de novidades bastante interessantes para o sistema operacional móvel da Google. Um recurso bastante legal que surgiu nesse último update do SO é a possibilidade de adicionar widgets na tela de bloqueio de seu aparelho – até então, era necessário usar aplicativos de terceiros para dar uma incrementada no gadget.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com isso, você pode facilmente inserir um widget que mostre de forma detalhada os últimos emails recebidos em sua caixa de entrada diretamente na sua lockscreen, por exemplo. Diferente do que você possa ter imaginado, o processo para fazer tal personalização é bastante rápido e simples: confira nosso passo a passo para descobrir como tal recurso funciona.

Incrementando sua lockscreen

A adição de widgets à tela de bloqueio do Android é uma opção que já vem desabilitada por padrão no sistema operacional – logo, antes de tudo, é necessário ativá-la no seu dispositivo. Para isso, entre na janela de configurações e, na seção “Segurança”, toque em “Ativar widgets”.

Pronto! Feche as configurações e bloqueie seu dispositivo. Ligue sua tela e, em vez de desbloqueá-lo, arraste seu dedo da esquerda para a direita até revelar um ícone de “+” (adicionar). Toque-o.

Você visualizará todos os widgets que estão disponíveis para serem alocados na sua tela de bloqueio; agenda, mensagens SMS, Google Now, Hangouts, email e diversos outros.

Para adicionar qualquer uma dessas opções na sua lockscreen, basta tocá-las. Você instantaneamente será redirecionado para a tela de bloqueio já equipada com a novidade. Para alternar entre os widgets que você tiver ativado, basta deslizar seu dedo horizontalmente pela tela.

Simples, não? Vale lembrar que você pode reordenar os widgets da maneira que desejar: basta tocar e manter o dedo pressionado em cima de qualquer um deles, arrastando-os pelo display da forma que lhe convier. Removê-los é um processo igualmente rápido: novamente, mantenha seu dedo em cima do widget indesejado e arraste-o até a opção “Remover”, que surgirá no canto superior esquerdo da tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.