Buscador do Google ganha respostas com voz em português

2 min de leitura
Imagem de: Buscador do Google ganha respostas com voz em português

Além de falar a resposta, o Google Now exibe o resultado visualmente

A pesquisa do Google, presente nos sistemas operacionais móveis Android e iOS e no navegador Google Chrome, recebeu uma grande atualização neste final de semana (12): agora, ao fazer consultas variadas, você pode receber respostas de uma voz feminina em português pelo serviço. Por conta da integração entre os aplicativos, a novidade faz parte também do serviço Google Now.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A atualização é uma tentativa de concorrer com a Siri, da Apple, e a Cortana, da Microsoft, duas assistentes pessoais consideradas mais evoluídas do que o Google Now. A função em português até havia sido implementada há algum tempo, mas foi retirada sem aviso depois de poucos dias.

Para realizar a busca, o procedimento é o mesmo: basta tocar no botão de pesquisa por voz do Google Now e sugerir o comando. A voz começa logo após o conteúdo em texto, mapas e imagens ser disponibilizado.

O que eu posso fazer com isso?

Com a novidade, é possível realizar consultas básicas e receber respostas curtas e diretas sem precisar olhar para a tela do tablet ou smartphone. Entre os comandos, você pode pedir os seguintes itens:

  • "Rota para a minha casa" (se você tiver a residência registrada, ele calcula trajetos e até abre o Waze ou o Google Maps automaticamente)
  • "Converta 10 reais para dólares"
  • "Quanto foi o jogo do Corinthians?"
  • "Qual a farmácia mais próxima?"
  • "Previsão do tempo para Curitiba"
  • "Qual é a duração do filme Era do Gelo 4"?
  • "Vai chover amanhã?"
  • "Como está o trânsito até o Parque Ibirapuera?"
  • "Quem é o presidente do Brasil?"

É possível ainda fazer uma série de perguntas consecutivas sobre o mesmo assunto para inteirar-se sobre determinado tema. De acordo com o blog Google Brasil (e testes feitos com sucesso pelo TecMundo), você pode perguntar "Quem é Pelé?", receber a resposta e, em seguida, questionar "Quem são os filhos dele?". O sistema, relembrando a quem você se referiu anteriormente, retira na hora os dados da Wikipédia.

Ainda pode melhorar

Como o recurso ainda é novidade, não são todas as questões que serão respondidas com clareza pela nova voz em português do Google. Em alguns momentos, parece que dar uma ordem à busca em vez de fazer uma pergunta ("Converta 30 quilômetros em metros" em vez de "Quantos metros têm em 30 quilômetros?") é mais efetivo. Além disso, nos questionamentos sucessivos, é preciso escolher bem as palavras e a formação da frase para não perder os resultados.

Outra limitação é a duração das respostas: se a sua conexão com a internet estiver instável, o Google reproduz apenas cerca de cinco segundos de áudio, o que pode ser insuficiente para algumas perguntas. Com a novidade já implementada (é possível que ela ainda não esteja disponível para todos os aparelhos, especialmente fora do Android), a Google deve fazer atualizações e melhorias constantemente – mas só a inclusão já é algo a ser comemorado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.