Android: como recuperar fotos apagadas

2 min de leitura
Imagem de: Android: como recuperar fotos apagadas

Arquivos MP4 podem ser também restaurados. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A recuperação de arquivos perdidos ou danificados é tema de constante debate. Já sabemos, por exemplo, como recuperar dados apagados de um pendrive. Mas e como resgatar imagens perdidas de aparelhos Android? Neste tutorial, a forma de uso do aplicativo DiskDigger será demonstrada. Selecione os diretórios de seu aparelho e realize buscas por fotos nas extensões JPG e PNG de forma rápida e gratuita com este app. Veja como é fácil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pré-requisitos

  • Requer Android 2.2 ou superior
  • Seu aparelho deve ser rooteado (saiba mais sobre este processo aqui)
  • Baixe o aplicativo por meio da Play Store

Passo 1 – Instalação

Depois de fazer o download de DiskDigger, o aplicativo vai lhe solicitar as permissões de superusuário – função esta que, quando ativada, concede acesso completo a todos os recursos do dispositivo e de armazenamento. Toque sobre a opção “Permitir”, dispense, neste caso, a versão PRO de DiskDigger e siga então para o próximo passo rumo à recuperação de suas fotos nos formatos JPEG ou PNG (arquivos de MP4 podem ser também encontrados).

Permita o acesso ao superusuário solicitado pelo app. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Passo 2 – Selecione um diretório

A interface de DiskDigger é bastante objetiva. E, para que sua procura pelo arquivo perdido logo possa começar, uma das pastas exibidas pela tela inicial do aplicativo deverá ser selecionada. Vasculhe pasta por pasta por meio deste comando: clique sobre um dos diretórios exibidos, selecione as extensões das imagens que deverão ser encontradas (JPG ou PNG) e finalize a ação em “OK”.

Realize a busca por todos os diretórios. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Passo 3 – Salve a foto em uma pasta específica

É importante mencionar novamente que uma busca completa por todas as pastas exibidas por DiskDigger deve ser feita. Se a sua foto apagada acidentalmente ainda estiver armazenada em algum diretório de seu Android, o aplicativo vai tratar de encontrá-lo. Encontradas, então, suas imagens, clique sobre elas e as salve por meio do botão “Save local...”.

Selecione o local onde a foto deverá ser salva. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Navegue pelas pastas de seu aparelho, selecione o local que deverá armazenar o arquivo encontrado e finalize o processo em “OK”. Para que a imagem recuperada seja visualizada, você terá de acessar o dado em seu local de hospedagem (em nosso caso, selecionamos a pasta “Screenshots”).

Qualquer pasta poderá armazenar sua imagem encontrada. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)....

Apesar de não termos encontrado problemas ao recuperar dois de nossos arquivos de imagem deletados, pode ser que as extensões procuradas por você não possam ser “desenterradas” por DiskDigger. Acontece que os dados temporários podem ter sido sobrescritos em seu aparelho Android. Consulte este link para mais informações acerca da recuperação de dados e encontre a solução mais adequada ao seu problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.